Unidade móvel do Hemocentro sai em busca de doadores

O Hemocentro Regional de Campos vem intensificando as coletas externas com o auxílio de sua unidade móvel que, nesta terça-feira (5), vai estar no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Funcionários da unidade hospitalar e pessoas da comunidade interessados em doar sangue vão ser acolhidos pela equipe do Hemocentro, das 9h às 15h, com total segurança.

De acordo com a assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, os agendamentos estão ajudando a equilibrar o estoque de sangue e pode ser feito por representantes de empresas, responsáveis por condomínios e outros grupos de doadores. “Para agendar é simples, basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, comentou.

PARA DOAR

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Agenda da Unidade Móvel – outubro

05/10 – Santa Casa de Misericórdia de Campos

07/10 – Hospital São Vicente de Paulo – Bom Jesus do Itabapoana

14/10 – Exército da Salvação – Parque Prazeres

19/10 – Corpo de Bombeiros – Itaperuna

21/10 – Boulevard Shopping

26/10 – Santa Casa de Misericórdia de Campos

Obs. Horário para doações, das 9h às 15h.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *