Unidade móvel do Hemocentro receberá doações no Hospital Santa Casa

Para aumentar o estoque do banco de sangue, unidade móvel de coleta do Hemocentro Regional estará no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos, nos dias 16, 23 e 30 de julho, de 8h às 15h. Diante da drástica redução no número de doadores voluntários, cirurgias eletivas foram suspensas no Hospital Ferreira Machado e apenas os casos de emergência estão sendo atendidos.

As doações serão realizadas em dupla para evitar maior aglomeração na unidade e além disso, os voluntários passarão por um processo cuidadoso de assepsia. Assim como no Hemocentro, todos os doadores passam por uma triagem, que verifica se o candidato está apto a fazer a doação de sangue.

Segundo a Diretora do Hemocentro Regional, a médica Sandra Chalhoub, a expectativa é captar um número maior de bolsas de sangue, além de sensibilizar os voluntários para se tornarem doadores permanentes.

– Essa parceria que fazemos para levar a unidade móvel nos locais acaba nos ajudando bastante. Tem o fato de algumas pessoas se sentirem mais à vontade para doar em um ambiente fora de hospital apesar de termos redobrado os cuidados de higiene no Hemocentro desde janeiro – destacou.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19 estão impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a melhora dos sintomas.

Para doar – A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *