17/06/2024
Campos

Trabalho de retirada de vegetação junto das comportas no Terminal Pesqueiro

Para evitar que dificulte o trabalho do conjunto de comportas no Canal das Flechas, na Barra do Furado, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, mantém uma máquina retroescavadeira e barqueiros fazendo a remoção permanente da vegetação que desce com as águas para o mar.

Os trabalhos sincronizados entre barqueiros e a máquina retroescavadeira asseguram que não ocorram danos às comportas e, desta forma, proporciona celeridade no fluxo das águas que descem da Bacia da Lagoa Feia para o mar, que compreende águas de rios como o Macauá, que leva águas das chuvas que transbordam das pequenas lagoas, bem como águas que chegam da Lagoa de Cima pelo Rio Ururaí e, ainda, águas do Rio Paraíba do Sul, que chegam pelo Canal São Bento.

O Secretário de Agricultura, Almy Junior, explica que os barqueiros são pescadores que sobrevivem há anos da pesca e que são conhecedores do canal. “São pescadores contratados com serviços autônomos, que têm muita valia para dar celeridade aos trabalhos. Eles são essenciais na realização da limpeza do leito do Canal, antes da entrada das águas nas comportas. A máquina faz o serviço bruto, removendo as grandes moitas de vegetação e os barqueiros, com seus barcos, auxiliam fazendo o refino do trabalho, retirando as moitas menores que são levadas pelas águas mais ao Centro do Canal, portanto mais distante do alcance da retroescavadeira”, detalhou o Secretário Almy Junior.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *