Testagem descentralizada contra a Covid: 1º dia com mais de 500 testes nas unidades de saúde de SFI - Tribuna NF

Testagem descentralizada contra a Covid: 1º dia com mais de 500 testes nas unidades de saúde de SFI

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou 512 testes contra o novo coronavírus (Covid-19) no 1º dia de testagem descentralizada nas 11 unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) espalhadas pelo município. A ampliação do serviço teve início na quarta-feira (26) e objetiva facilitar o acesso da população alvo (pessoas com sintomas gripais) à testagem sem a necessidade de se deslocar até o Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas.

“Quero agradecer à população do município que atendeu ao chamado da prefeita Francimara e buscou as unidades do ESF, a fim de realizar a testagem para detecção da Covid-19. A implementação da medida não foi simples e estaremos promovendo ajustes para melhorar ainda mais o atendimento”, ressaltou o secretário da pasta, Sebastião Campista, acrescentando:

“O número de 512 pessoas testadas demonstra que a vontade de facilitar o acesso da população à saúde é sempre o melhor caminho, mesmo que tenhamos que lidar com críticas e incompreensões. Agradeço à prefeita Francimara pela iniciativa e à equipe da Secretaria de Saúde, que mesmo em número reduzido, deu o seu melhor. Vale informar que neste primeiro dia ainda realizamos mais 230 testes no Centro de Triagem do HMMC”.

Os testes descentralizados são realizados de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, de acordo com o Calendário de Testagem (confira no final da matéria). O público alvo são moradores com no mínimo três dias de sintomas gripais. Quem testar positivo para Covid-19 será encaminhado para o Centro de Triagem do HMMC.

A ampliação da testagem foi definida na terça-feira (25), em reunião online com a participação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, após o aumento no número de casos positivos de infecção por Covid-19 no município. SFI mantém o estado de alerta e a intensificação das medidas de proteção, já que além da testagem dos pacientes sintomáticos, permanece com a obrigatoriedade de testagem de todos os servidores da prefeitura antes de iniciar o trabalho. A imunização das crianças contra a doença, em parceria com a SMEC, será intensificada com a utilização das escolas para realizar a vacinação.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *