Testagem contra Covid-19 é ampliada pela Secretaria de Saúde de Campos

A Prefeitura de Campos, através da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), está ampliando a testagem contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Patronato São José, que funciona nas instalações da Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), no bairro da Lapa, também estará realizando o teste de antígeno (nasofaringe) e o teste sorológico.

Segundo Laura Assed Estefan Nametala Pìres, que presta apoio técnico para a diretoria da Subpav, a testagem já é oferecida em outras cinco unidades da rede. São elas: UBS São Sebastião, UBS da Penha, UBS Morro do Coco, UPH de Ururaí e Centro de Saúde de Guarus.

Ela explicou que os testes serão feitos, após triagem, em pacientes com sintomas da doença e também assintomáticos que tiveram contato com pessoas que testaram positivo. O atendimento começará às 9h, mediante a distribuição de senhas.

“Diariamente, iremos distribuir 25 senhas para o teste de antígeno e 20 para o sorológico”, explicou Laura, destacando que o antígeno deve ser feito preferencialmente antes do sétimo dia dos sintomas, enquanto a sorologia entre o sétimo e o décimo quarto dia de sintomas. O resultado sai em 15 minutos.

Laura afirmou que, em caso positivo, é agendada consulta com um médico. Ela disse, ainda, que a Subpav tem feito também testagem itinerante nos órgãos da prefeitura, a partir de solicitação da própria unidade.

O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, explicou que a medida é uma descentralização de novos postos de atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19, o que antes ocorria somente no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC).

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *