Terceiro mutirão de combate a focos do mosquito Aedes aegypti será no São Caetano

Mais um mutirão para controle da dengue, zika e chikungunya e combate a focos do mosquito Aedes aegypti será realizado nesta sexta-feira (13), pelo Centro Controle de Zoonoses (CCZ), que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O bairro escolhido é São Caetano. Os trabalhos começam às 9h, com o ponto de encontro em frente ao Colégio Estadual João Pessoa.

Estão previstas ações de orientação à população, controle e remoção de criadouros do mosquito, colocação de tela em caixa de água, além de bloqueio aeroespacial com bomba costal e aplicação de larvicida, quando houver necessidade.

Esse é o terceiro mutirão realizado após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti -LIRAa que apontou índice de infestação de 3,9% no município. A intenção é conter a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano ressalta que é preciso redobrar a atenção, pois já há casos de dengue tipo 2 circulando no município. “Quero lembrar que só existe a doença porque temos o mosquito que transmite. Infelizmente o mosquito está praticamente dentro de nossa casa, nos terrenos. Oitenta por cento dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências”, informou Hirano.

Hirano lembra que o mosquito se reproduz na água parada, que ser no pratinho da planta, na caixa d’água destampada, em água acumulada em qualquer recipiente e por tanto é preciso atenção nisso. “É preciso que cada um se responsabilize pelo seu espaço porque assim estará protegendo sua família e seus vizinhos”, disse o secretário.

Para o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, esse é o momento de unir forças para quebrar o ciclo de transmissão da doença. “O mosquito se reproduz rapidamente. É fundamental permitir a entrada dos agentes nos imóveis, já que os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo de criadouro para o mosquito”, explica.

“Durante a vistoria, os possíveis criadouros serão eliminados e a população orientada para manter os ambientes livres dos focos do mosquito e poderá tirar dúvidas”, completou o diretor do CCZ, Carlos Morales. Os Agentes de Combate às Endemias (ACSs) estão devidamente uniformizados e identificados com crachás, inclusive com QRcode.

Confira o cronograma dos próximos mutirões:

20/05 – Caju

Local de concentração – Praça em frente o Cemitério do Caju

27/05 – Tapera

Local de concentração – Em frente ao Posto de Combustíveis BR Distribuidora

03/06 – Turf Club

Local de concentração – Em frente ao Educandário São José Operário

10/06 – Parque Dom Bosco

Local de concentração – Praça ao lado do Colégio Salesiano

17/06 – Parque São Clemente

Local de concentração – Em frente ao Colégio 29 de Maio

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.