Social + Perto e Morar com Saúde fazem grande ação de cidadania em Donana
A população de Donana, na Baixada Campista, recebeu nesta quinta-feira (26) uma grande ação de cidadania promovida pelos programas “Social + Perto”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, e “Morar com Saúde”, da Secretaria de Governo. Os atendimentos reuniram moradores do local, que ficaram satisfeitos com os serviços oferecidos. A primeira-dama Tassiana Oliveira, que teve a ideia de juntar os dois programas pela primeira vez, esteve presente e plantou uma árvore durante a ação.
Os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Donana, com atendimento dos CRAS, atualização do CadÚnico, confecção da caderneta do idoso e do cartão do SUS, animação cultural, vacinação, marcação de exames, doação de sangue, massoterapia, avaliação nutricional, atendimentos do Procon, serviços de beleza, orientações de programas municipais de saúde, como Tabagismo, Hanseníase e Tuberculose, entre outros.
“Essa iniciativa vai além da prestação de serviços. É também uma oportunidade de ouvir e estar próximo da população. Foi um dia dedicado ao cuidado, à valorização da autoestima e à aproximação dos serviços para nossa população, sem que precisem sair de perto de casa”, disse Tassiana.
Morador de Tocaia, próximo a Donana, Fábio Duarte Rosa participou da ação junto com a família, levando a mãe, esposa e os dois filhos. Ele diz que ficou muito satisfeito pelo atendimento oferecido aos seus familiares. “Eu quero agradecer a toda equipe por esse trabalho maravilhoso que foi feito aqui. Estou muito satisfeito. Nós fomos atendidos por um clínico geral, cortamos o cabelo e atualizamos o Cadastro Único. Tudo que foi oferecido, nós aproveitamos um pouquinho. Estamos muito agradecidos”, disse.
O assessor especial da SMDHS, Ruan Barros, explica que a ideia de juntar os dois programas, que já percorrem localidades, bairros e distritos do município, surgiu para fortalecer ainda mais a oferta dos serviços municipais à população que reside em locais mais distantes da região central.
“Os dois programas, por mais que sejam de pastas diferentes, fazem uma grande diferença na vida dessas pessoas que moram em localidades mais distantes do Centro, tendo em vista que o nosso município é muito extenso. Juntas, as duas iniciativas reafirmam o papel do governo municipal de estar próximo das pessoas, independentemente de onde ela mora, mas sempre presente e garantindo direitos e serviços importantes”, explicou.
Coordenadora do Morar com Saúde, Lindamara Silva detalha os serviços. “Toda vez que pessoas se juntam por um bem comum, acontece o que aconteceu hoje: sucesso. Quando a Tassiana nos convidou para essa parceria, não pensamos duas vezes e juntamos as forças dos dois programas em Donana, que é muito grande. Trouxemos o Social + Perto e o Morar com Saúde em uma quinta-feira e estamos vendo a população respondendo ao chamado e participando em massa”, disse.
Em pouco mais de dois anos, o “Social + Perto” e o “Morar com Saúde” já atenderam cerca de 40 mil pessoas. Os dois programas foram criados e desenvolvidos em secretarias diferentes, mas com o objetivo de levar serviços importantes ligados à assistência social, saúde, cidadania e cultura aos munícipes que vivem em áreas mais distantes da região central da cidade.
Ascom*