Smec-SFI promove encerramento da etapa municipal do projeto “MPT na Escola” - Tribuna NF

Smec-SFI promove encerramento da etapa municipal do projeto “MPT na Escola”

Pelo segundo ano, a rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) participa do projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola. Na tarde desta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) promoveu o encerramento da etapa local, que envolveu cerca de 3.500 alunos. O vice-prefeito, Raliston Souza representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos e parabenizou o empenho dos estudantes.

A iniciativa acontece em parceria com o MPT do Estado do Rio de Janeiro, a partir de quatro categorias — conto, poesia, música e desenho — abordadas por meio de três temáticas: Aprendizagem Profissional, Segurança e Saúde nas Escolas e Trabalho Infantil. Os alunos premiados receberam medalhas, certificados e vale ingresso para sessões de cinema.

De acordo com o coordenador geral do projeto no município, Valnês Soares, o número de escolas e alunos participantes aumentou. Se em 2022, 15 escolas participaram e envolveram 2.900 alunos, neste ano, a mobilização expandiu para 24 unidades escolares e cerca de 3.500 alunos.

Para o vice-prefeito, os resultados do projeto mostram o avanço e desenvolvimento da educação pública municipal. Ele observou que, por meio desta iniciativa, as crianças e adolescentes foram envolvidas em temáticas relevantes e, consequentemente, tornam-se multiplicadores dos assuntos debatidos.

— A prefeita Francimara, junto com toda a equipe da Smec, está conduzindo a educação pelo caminho certo. São profissionais que trabalham por amor e merecem todo nosso reconhecimento — disse.

O comprometimento dos servidores também foi abordado pela subsecretária municipal de Educação e Cultura, Marcely Barreto. Já direcionando-se aos alunos, ela afirmou: “Sem vocês, a gente não teria a certeza de um futuro ainda melhor”.

Paralelamente, o secretário da pasta, Robson Santana, revelou seu orgulho e felicidade em constatar o significativo desempenho dos alunos, que, no ano passado, ficaram em primeiro lugar em seis categorias da etapa estadual. Os melhores desempenhos no âmbito municipal serão inscritos para concorrer entre municípios fluminenses.

— Fico muito feliz e emocionado ao ver que nosso empenho e trabalho, sob o comando da prefeita Francimara, está valendo a pena e está enriquecendo o nosso município, através da representação das nossas crianças.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Alexandre Barrão ressaltou a relevância da municipalidade estabelecer parceria com uma instituição como o MPT. Segundo ele, o projeto incentiva ainda o descobrimento de vocações artísticas locais.

A cerimônia começou com a execução dos hinos nacional e municipal e foi concluída com a apresentação dos trabalhos dos estudantes, seguida de “coffee break”.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *