SFI: Sema coíbe demarcação irregular em manguezal de Sossego

Após solicitação do Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma operação para coibir a demarcação irregular no mangue da localidade de Sossego. A ação ocorreu nesta segunda-feira (12), sendo o lugar uma Área de Preservação Permanente (APP).

“A nossa equipe realizou uma vistoria ambiental, constatando desmatamento de manguezal, demarcações com cercas de mourões e arames, além de construção irregular de um banheiro. Retiramos todo o material e ninguém foi detido. Vale ressaltar que existe uma placa da Sema no local alertando que ali é uma área de APP”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acrescentando:

“A Sema tem intensificado as ações de fiscalização na referida área para coibir o avanço de práticas e condutas lesivas ao manguezal, mas infelizmente, os infratores agem na maioria das vezes fora do horário de expediente da secretaria”.

Disque-denúncia – Para denunciar ocupação irregular de áreas ambientais, os moradores do município podem acionar o Canal Verde, através do telefone (22) 9.8161-6713. Os infratores são autuados na Lei nº 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais), cuja pena prevista varia de detenção de um a três anos, ou multa.

AsCom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *