28/05/2024
Região

SFI presente no lançamento do fórum Rio+Agro

O vice-prefeito Raliston Souza e o secretário municipal de Agricultura Enaldo Barreto representaram São Francisco de Itabapoana (SFI) no lançamento do Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, conhecido como Rio+Agro. O evento aconteceu nessa quinta-feira (21) no Campo Olímpico de Golf, no Rio de Janeiro, e reuniu diversas autoridades dos governos Estadual e Federal, além de empresários do setor agrícola.

— Depois de quatro dias de tantos resultados positivos alcançados pela nossa 38ª ExpoAgro, foi gratificante representar a prefeita Francimara Barbosa Lemos em uma iniciativa como esta, que busca inserir nosso Estado no circuito global do setor agropecuário — afirmou o vice-prefeito.

Para Raliston, a participação de SFI “significa integrar nosso município na busca por novos investimentos para o agronegócio e meio ambiente”. Na oportunidade, ele reencontrou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Flávio Campos, que “reafirmou o compromisso com o agronegócio são franciscano e mais uma vez nos parabenizou pelo sucesso da nossa ExpoAgro”. Campos visitou o evento na última sexta-feira (15), quando assinou o convênio Estradas AgroRJ, para promover a manutenção de estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção.

Além de ressaltar a importância da participação de SFI no lançamento do Rio+Agro, o secretário municipal de Agricultura destacou que a cidade foi citada durante o pronunciamento do secretário estadual,

— Flávio falou da nossa produção diversificada, que inclui mandioca, cana-de-açúcar, abacaxi e pitaya, sendo considerado por ele um exemplo a ser seguido. Nossa expectativa é grande para o fórum no ano que vem. Com certeza, retornaremos aqui para participar — disse.

O porta-voz do evento e engenheiro agrônomo, Carlos Favoreto, destacou que o fórum, a ser realizado em julho de 2024, debaterá o desenvolvimento sustentável. Entre as medidas citadas por ele, está a promoção da infraestrutura em cidades do interior. Estão previstas mais de 50 palestrantes, incluindo personalidades internacionais, pesquisadores, profissionais do mercado, representantes de organismos internacionais, produtores rurais e sociedade civil organizada. A estimativa é que 15 mil pessoas participem dos cinco dias de evento.

Entre as entidades representadas no lançamento estavam a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *