SFI: Prefeita inaugura sede da Secretaria Municipal de Pesca

A prefeita de São Francisco de Itabapoana ( SFI) inaugurou na última sexta-feira (29) a sede da Secretaria Municipal de Pesca (SMP), com a presença de secretários, assessores e o deputado federal Aureo Ribeiro. O órgão funciona no mesmo prédio da Junta de Serviço Militar, localizado em frente à Praça São Francisco de Paula, na área central.

“Através dessa inauguração, realizamos um sonho antigo dos nossos pescadores, um compromisso que assumimos com a categoria, beneficiando um setor que é tão importante para a economia do município”, destacou a prefeita.

Segundo o secretário municipal de Pesca, João da Ótica, a SMP será fundamental na busca de investimentos em diversas esferas do Executivo e na consolidação de parcerias. Ele informou que, em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-1, o órgão está com ações em andamento para reabrir nos próximos meses a base de rádio em Barra do Itabapoana para melhorar a comunicação entre os pescadores.

Além disso, na sede da SMP funciona um polo avançado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Desta forma, será possível ter acesso a diversos serviços, como: auxílio na emissão de Nota Fiscal, cursos, assistência técnica, emissão de declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e elaboração de projeto de crédito. Orientações referentes ao descarte adequado de óleo diesel dos motores das embarcações e a políticas públicas para o setor também serão prestadas.

O deputado Aureo considera a criação da secretaria como “uma grande realização para a economia da cidade”. “Os pescadores são geradores de renda, de oportunidade e que, com muito trabalho, colocam o pão de cada dia em suas mesas. Uma categoria que está sendo vista com um olhar especial pela prefeita que, mesmo com toda dificuldade, criou o órgão para atender a classe pesqueira”, pontuou.

Na oportunidade, o parlamentar anunciou a doação, por intermédio da Superintendência Federal de Agricultura e Pesca, de um caminhão isotérmico, que tem a função de deixar a temperatura adequada para o transporte de produtos e alimentos com efetividade e qualidade. Uma das principais finalidades será o apoio à comercialização do pescado.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: