SFI participa de reunião da Defesa Civil Estadual em Itaperuna

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na reunião da Defesa Civil Estadual realizada no Hospital São José do Avaí, na cidade de Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (3) e objetivou prestar auxílio aos oito municípios fluminense atingidos pelas chuvas e que já decretaram Situação de Emergência.

“Durante o encontro, a Defesa Civil Estadual solicitou que as secretarias municipais realizem o relatório da necessidade do decreto de Situação de Emergência, que no caso dos oito municípios fluminenses ocorreu de maneira sumária e precisa posteriormente ser justificado. Por exemplo, quais setores (Educação, Meio Ambiente, Agricultura, etc.) e de que maneira foram afetados pelas chuvas, sempre detalhando os danos provocados e os gastos para os reparos”, informou a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Luciana Soffiati, uma das representantes do município, acrescentando:

“Temos também 15 dias para comprovar a distribuição do material que recebemos do Estado de forma humanitária (água, colchonetes, mantimentos, travesseiros), que obrigatoriamente tem de ser entregues às famílias atingidas pelas chuvas dentro deste prazo”.

Além de SFI, também decretaram Situação de Emergência Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade e Porciúncula. O documento possibilita que as prefeituras façam aquisições, compras e contratações emergenciais para agilizar o atendimento aos moradores afetados pelas chuvas e nos reparos aos danos provocados pelo desastre nas vias públicas.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, através de procedimento sumário na Portaria Nº 221 de 31 de janeiro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (3), reconheceu a Situação de Emergência de SFI e dos outros sete municípios do Rio de Janeiro.

O encontro em Itaperuna teve a coordenação do diretor-geral do Departamento de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, coronel Marco Albino, com a participação do coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Joelson de Oliveira e o subtenente Daniel Bernardo, ambos membros da Redec.

Estiveram representando ainda o município são franciscano a assessora Especial do Gabinete, Angela Rangel, o procurador geral do município, Ricardo Baptista, os secretários municipais Gustavo Ramos (Transporte), Edivania Viana (Obras, Serviços Públicos e Urbanismo), Renato Roxinho (Agricultura), Sebastião Campista (Saúde) e Florentino Cerqueira, o Tininho (Planejamento e Desenvolvimento), além da assistente Social Regina Penha Batista Gomes representando o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *