SFI: Inaugurado o novo Centro Administrativo da Secretaria de Agricultura

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) inaugurou o novo Centro Administrativo da Secretaria de Agricultura, nesta quarta-feira (2). A solenidade foi transmitida pela Assessoria de Comunicação (AsCom SFI) através das redes sociais e contou com a presença da superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Stella Romanos, o vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o secretário municipal da pasta, Enaldo Barreto, entre outras autoridades.

O espaço, que passou por obras de infra-estrutura, sendo completamente revitalizado, passa a disponibilizar vários serviços aos agropecuaristas de SFI.

“A partir de hoje, que o produtor rural faça daqui a sua segunda casa, assim como o Espaço do Produtor. Vamos desenvolver uma série de trabalhos diferenciados. Toda terça-feira haverá um advogado para dar orientação previdenciária ao trabalhador rural através de parceria com a assistência judiciária municipal. Iremos trabalhar na regularização fundiária, uma questão que precisamos avançar. Na campanha de vacinação, distribuímos quatro mil doses contra a raiva e a aftosa para os pequenos criadores e em breve começaremos a imunizar contra a brucelose. Pretendemos voltar com a campanha antirrábica para vacinar cães e gatos em parceria com a secretaria de Saúde”, revelou Enaldo, acrescentando:

“A administração da prefeita Francimara está mudando a história do município e o paradigma do que é uma Agricultura de verdade, voltada para o produtor com tecnologia e o apoio do Ministério da Agricultura, do Estado e a união com os municípios da região. Criamos o Centro Administrativo para desenvolver novos trabalhos e projetos sempre ao lado do produtor rural. Quero destacar ainda a importância do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), que veio no momento certo para atender às demandas em conjunto dos municípios da região”, disse.

Stella Romanos declarou que “a Superintendência do Mapa no Estado estará sempre à disposição para que os produtores rurais, secretários municipais e prefeitos da região marchem juntos. Essa união através do diálogo entre as forças da Agricultura vai fazer com que a gente consiga avanços para os produtores que tanto precisam de apoio e dão grande retorno. Agradeço à prefeita Francimara, ao secretário Enaldo e toda a sua equipe pela receptividade e principalmente pelo trabalho no município, especialmente na Agricultura”.

Já o vice-prefeito, em nome da prefeita Francimara, que não pode estar presente devido a efeitos colaterais da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), revelou estar honrado em representá-la e de participar de um momento especial.

“A prefeita olha em cada detalhe e avança junto com a sua equipe, com muito zelo, carinho e responsabilidade. O município está dando mais dignidade para os seus funcionários da Agricultura e proporcionando uma recepção diferente para os nossos produtores e agricultores, algo que não tínhamos antes. Estamos percebendo a satisfação do povo que tá na roça e isso é reflexo da atenção do poder público. Iremos avançar ainda mais e precisamos do apoio de todos. Nosso município é humilde, mas imenso de potencial e vai continuar crescendo”, ressaltou Raliston.

O evento teve a apresentação do secretário de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, contando ainda com a participação do subsecretário de Agricultura, Daniel Oliveira; secretários, subsecretários, diretores de departamentos e assessores da prefeitura; os vereadores Alexandre Barrão (vice-presidente da Câmara) e Milsinho Mota (líder do Governo no Legislativo); os secretários municipais de Agricultura Almy Júnior (Campos dos Goytacazes), Bruno Guimarães (Italva) e Maurício Zanon (Bom Jesus do Itabapoana); a presidente da Câmara de Bom Jesus do Itabapoana, vereadora Luciara Amil; o agrônomo Deivison Barbosa, do Serviço de Agricultura Familiar da Superintendência Federal de Agricultura; o diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf, Ezio Tavares, e o secretário executivo do Consórcio, Vinícius Viana; Nival Ornelas, que foi o presidente da Comissão de Emancipação de SFI e ex-secretário municipal de Agricultura, entre outras autoridades.

Novo Centro – O Centro Administrativo da Secretaria de Agricultura está situado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, na área central da cidade. No local são disponibilizados os seguintes serviços: inscrição e entrega da Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios (Declan-IPM); declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR); assistência técnica agrícola e veterinária; atendimento ao produtor com máquinas e equipamentos agrícolas; distribuição de mudas; apoio à elaboração de projetos junto às instituições bancárias; formatação de contratos de arrendamento rural; orientação Previdenciária para o trabalhador rural; expedição de Guia de Trânsito Animal (GTA) e distribuição e aplicação de vacinas.

AsCom-SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *