Secretaria de Planejamento Urbano de Campos estuda retorno de estacionamento à esquerda

Mediante a observação de que em Campos a maior parte dos veículos trafega apenas com o motorista e, ao estacionar à direita o motorista abre a porta do lado da faixa de rolamento, com risco de abalroamento da porta com veículos que passam, a Subsecretaria de Planejamento Urbano vai retornar a faixa de estacionamento para o lado esquerdo em algumas vias.

O subsecretário de Planejamento Urbano, Sérgio Mansur, esclarece que a troca do estacionamento do lado direito para o lado esquerdo será feita de forma gradativa, na medida do possível, tendo em vista particularidades das vias e da região onde as mesmas se localizam, conforme levantamentos feitos pelos técnicos da Subsecretaria de Planejamento Urbano e do IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transportes).

“O estacionamento na margem esquerda apresenta conveniências para a mobilidade urbana. Quando o motorista estaciona na margem esquerda da via, ele desce na calçada e não na pista, evitando assim o risco de acidente com ciclistas, motociclistas ou mesmo carro que esteja passando. Se ele tiver passageiros no banco traseiro do veículo, todos os passageiros poderão descer também na calçada do lado do motorista. Até mesmo no caso dos passageiros com dificuldades de locomoção em carro particular, táxi ou de aplicativo, o desembarque à esquerda é mais conveniente, porque o passageiro pode receber ajuda do motorista sem que o condutor precise dar a volta e abrir a porta do lado da pista”, considera Sérgio Mansur.

O subsecretário ressalva que algumas vias onde o estacionamento de veículos já funcionou do lado esquerdo e que depois de algum tempo voltou a funcionar no lado direito, vão voltar a ter a faixa de estacionamento do lado esquerdo, exceto onde funciona as ciclofaixas.

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *