‘Kit intubação’ zera em distribuidoras

Distribuidoras de medicamentos estão com os estoques do chamado kit intubação zerados, segundo Paulo Maia, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares (Abradimex).

Ao Metrópoles, ele disse que “o número de pedidos cresceu tanto nas últimas semanas a ponto de superar a produção e, assim, zerar os estoques da maioria das distribuidoras”.

“Sistematicamente, as distribuidoras solicitam aos fabricantes a reposição dos estoques, e, por fatores diversos, os pedidos são atendidos parcialmente, mas assim que os medicamentos são disponibilizados, rapidamente são enviados aos hospitais, deixando o estoque novamente zerado. Como a reposição não tem sido feita em tempo hábil, nem em sua plenitude, apenas parta dos distribuidores possui um estoque de pequeno volume que possivelmente dure em torno de uma semana.”

Como registramos ontem, um relatório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde alertou o governo federal, em junho de 2020, para a falta de medicamentos do kit intubação, como sedativos.

O Antagonista*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *