Saúde reforça chamamento da população para vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde orienta às pessoas que ainda não receberam a vacina contra a gripe para que procurem um dos 13 postos disponibilizados pelo município para a imunização. Além das 13 unidades de saúde, a secretaria disponibilizou o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança, para atendimento exclusivo a gestantes, puérperas e crianças com idade entre 6 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, terminou em 31 de agosto, mas como Campos ainda dispõe de uma quantidade significativa de doses, o diretor de Atenção Básica da secretaria, infectologista Rodrigo Carneiro, reforça o chamamento da população. A vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Segundo Rodrigo Carneiro, a imunização é uma das ferramentas para a redução do número de casos decorrentes de infecções respiratórias, incluindo a gripe, que aumentam nesse período do ano. “Além disso, a vacina reforça a imunidade e ajuda a desafogar os serviços de saúde”.

A vacina está disponível para toda a população com idade a partir dos 6 meses. A campanha começou no dia 19 de abril para grupos prioritários e foi ampliada para livre demanda pelo Ministério da Saúde, em 5 de julho.

A telefonista Rita de Cássia da Silva, 48 anos, já recebeu a vacina, assim como seu filho de 11 anos. “Todo ano fico ansiosa, aguardando o governo liberar a vacina pra gente”, disse ela, que procurou a Unidade Básica da Saúde (UBS) da Baleeira. Desde o início da campanha, o município aplicou 102.500 mil doses, chegando a 43% de cobertura vacinal.

A vacinação acontece das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. A pessoa deve apresentar documento da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão da vacina. No caso de gestante, o cartão pré-natal se faz necessário.

A secretaria alerta para a importância de respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre a vacina da gripe e da Covid-19. Quem teve diagnóstico positivo para Covid-19 deve esperar 30 dias, a contar da data do início dos sintomas, para tomar a vacina.

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:

CIDADE DA CRIANÇA – (EXCLUSIVAMENTE) – GESTANTES, PUÉRPERAS E CRIANÇAS DE SEIS MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS

PÚBLICO EM GERAL:

IFF GUARUS

UBSF FELIX MIRANDA

UBSF MORRO DO COCO

UBSF SANTOS DUMONT

UBSF SANTO EDUARDO

UPH DE TRAVESSÃO

UBS SATURNINO BRAGA

UBS BALEEIRA

UBSF PARQUE IMPERIAL

UBS SANTO AMARO

UBSF PARQUE RODOVIÁRIO

UBSF SÃO SEBASTIÃO

CENTRO DE SAÚDE DE GUARUS

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *