Rio Paraíba voltou a subir nesta quarta-feira em Campos - Tribuna NF

Rio Paraíba voltou a subir nesta quarta-feira em Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Nas primeiras horas desta quarta-feira (11), o Rio Paraíba do Sul, em Campos, voltou a subir de forma lenta. A cota registrada às 10h é de 9,73 metros. Isto ocorre após o rio ter sofrido uma queda de 24cm nesta terça-feira (10). Estas oscilações eram esperadas pelo Setor de Monitoramento da Defesa Civil, e são normais nestes períodos devidos as diversas influências hídricas que o Paraíba sofre no município, onde as chuvas ocorridas dentro da Bacia Hidrográfica do rio podem chegar de forma mais rápida ou mais lenta conforme as precipitações nas regiões de cabeceiras.

De acordo com o coordenador do Setor de Monitoramento, Leandro Rezende Corteze Freitas, a elevação em questão ocorre em razão de chuvas moderadas ocorridas principalmente na região Sul do Estado do Rio de Janeiro, trazendo influência pela própria calha principal do Paraíba, assim como de precipitações em parte do Estado de Minas Gerais, que nos últimos momentos colabora de forma mais intensa através de aumentos dos níveis dos afluentes rios Pomba e Paraibuna.

“Para as próximas horas é esperada uma continuação no aumento de nível no Paraíba em Campos com uma taxa de elevação entre 1 e 3 centímetros por hora até o recebimento deste volume de água”, informou o coordenador.

Leandro explicou que após o recebimento destas águas, a tendência é que o Rio Paraíba volte a apresentar nova estabilização de nível com possível quadro de queda posterior. “Porém este cenário pode se alterar em razão da possibilidade de ocorrências de novas chuvas nas zonas de influência hídrica para a Bacia do Rio Paraíba do Sul”.

A Defesa Civil vem atualizando em tempo real os dados hídricos do Rio Paraíba em Campos e de seus principais afluentes através de seu Instagram @defesa_civil_campos. O telefone de conta do órgão é (22) 9 8175-2512.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *