Reunião para iniciar processo de implantação da Coleta Seletiva em SFI

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) deu os primeiros passos para a implantação da Coleta Seletiva. Na terça-feira (19), um encontro na Sala de Reuniões do Executivo municipal debateu o assunto, tendo como convidada a presidente da Cooperativa Cata Sol, Érica Borges, que integra o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis de Campos dos Goytacazes.

“Apresentamos o projeto da Coleta Seletiva e agora precisamos viabilizar o funcionamento. Além de minimizarmos os impactos ambientais devido à destinação inadequada dos resíduos, ainda contribuímos com a questão social, proporcionando geração de renda para os catadores de recicláveis e todos os envolvidos no processo”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Érica destacou as vantagens para os catadores cooperados em relação à atividade exercida de maneira avulsa. “O trabalho coordenado na cooperativa permite o aumento da produtividade com a redução dos custos de produção, possibilitando um maior valor de venda dos recicláveis, melhorando a renda do cooperado”.

O subprocurador-geral do município, Claudio Heringer, revelou que a partir da intenção da criação, a próxima etapa será efetivar o cronograma para que seja implantada a Coleta Seletiva no município. “Acordamos para que cada secretaria envolvida designe um funcionário para dar continuidade às tratativas de gestão”, informou.

A ideia é iniciar o projeto pela área central, que tem uma produção maior de lixo, onde será implantada a sede da unidade, com a instalação de postos avançados de coleta do material reciclável nas regiões mais afastadas do município.

Participaram ainda da reunião a assessora Especial, Angela Rangel, os secretários municipais Luiz Gonzaga da Silva, o Luiz da Fazenda (Obras, Serviços Públicos e Urbanismo), Robson Santana (Educação e Cultura) e Florentino Cerqueira Azevedo, o Tininho (Planejamento e Desenvolvimento); e os assessores de Gabinete Augusto Alves e Roberto Vinagre.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *