“Reabertura do Restaurante Popular é prioridade”, diz Wladimir Garotinho

O candidato à Prefeitura de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), disse neste domingo (04) que um dos seus projetos prioritários na área social é a reabertura do Restaurante Popular.

O espaço foi inaugurado em 2014 pela ex-governadora Rosinha Garotinho. Dois anos depois, já como prefeita de Campos, Rosinha encampou restaurante por meio de uma acordo entre o município e o governo do Estado.

Mas, em 2017, o restaurante foi fechado pelo atual governo, provocando um forte impacto na política de combate à fome no município.

O fechamento levou a clientela do restaurante, a população de baixa renda, para a fila do mosteiro das freiras da Santa Face, nas imediações do Jardim São Benedito.

Ao mesmo tempo encareceu o custo de vida para comerciários, estudantes e universitários que também usavam o programa de alimentação subsidiada.

Quando estava em funcionamento, só no período entre agosto e dezembro de 2016, o restaurante serviu mais de 160 mil refeições a R$ 1. Após a municipalização foram servidos mais de 38 mil cafés da manhã.

Um dos primeiros ofícios de Wladimir, após a posse de deputado federal, foi encaminhado para o Governo do Estado, solicitando a designação de um grupo de trabalho para estudar a possibilidade do governo reassumir a gestão do restaurante para permitir sua reabertura.

Ele destacou que o fechamento prejudicou a vida de milhares de pessoas que se alimentavam no estabelecimento, muitas vezes, consumindo no espaço a única refeição do dia.

“O Restaurante Popular é um marco na política social do município, mas encontra-se fechado há três anos por um ato desumano de um prefeito que desmontou a rede de proteção social do município”, disse Wladimir.

“Assim que o restaurante fechou, reunimos um grupo de voluntários para servir um lanche solidário, que se estende até hoje, acalentando a fome de muitos. A reabertura do restaurante será uma das primeiras ações do nosso governo.

O custo para mantê-lo aberto é irrisório perto do benefício que proporciona para milhares de pessoas”, afirmou Wladimir.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *