Política

Quaest: 60% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para governador do Rio

Eduardo Paes, Douglas Ruas, Garotinho, André Marinho e Siri
Candidatos Eduardo Paes, Douglas Ruas, Garotinho, André Marinho e Siri

Percentual de indecisos recuou quatro pontos em relação ao levantamento de 8 de setembro, mas ainda representa seis em cada dez entrevistados; Douglas Ruas cresce e Garotinho também registra alta

A pesquisa espontânea da Quaest para a eleição de governador do Rio de Janeiro mostra que 60% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. O percentual, embora tenha recuado quatro pontos em relação ao levantamento anterior, quando chegava a 64%, continua sendo o principal dado do cenário espontâneo.

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (23). Faltam 11 dias para o 1º turno das eleições.

Na modalidade espontânea, os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos e precisam indicar, por conta própria, em quem pretendem votar.

O levantamento mostra Eduardo Paes (PSD) com 20%, ante 22% na pesquisa anterior. Douglas Ruas (PL) aparece com 13%, contra 9% anteriormente.

Anthony Garotinho (Republicanos) passou de 1% para 3%, enquanto William Siri (PSOL) aparece com 1%, contra 0% no levantamento anterior.

Coronel Busnello (Missão), André Marinho (Novo), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Luan Monteiro (PCO) não atingiram 1% na pesquisa espontânea.

Outros candidatos somaram 0%, contra 1% anteriormente. O percentual de entrevistados que declarou voto branco, nulo ou que não pretende votar permaneceu em 3%.

Seis em cada dez ainda não apontam candidato

O principal destaque do levantamento é o tamanho do eleitorado que ainda não apresenta uma preferência espontânea. Os 60% de indecisos correspondem a seis em cada dez entrevistados, indicando que uma parcela expressiva do eleitorado ainda não transformou sua intenção eleitoral em um nome específico.

Apesar da queda de quatro pontos em relação aos 64% registrados em 8 de setembro, o índice permanece muito superior aos percentuais apresentados individualmente pelos candidatos.

A pesquisa também mostra movimentações entre os nomes que já são lembrados espontaneamente pelos eleitores. Paes recuou dois pontos, enquanto Ruas avançou quatro pontos. Garotinho registrou crescimento de dois pontos.

Pesquisa

A pesquisa foi contratada pela Globo e realizada pela Quaest com 1.302 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2026.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-04982/2026.

Leia também sobre a pesquisa estimulada:

Quaest no RJ: Paes tem 36%; Douglas Ruas, 23%; Garotinho, 8%

Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *