28/05/2024
Campos

Prova Ciclística de São Salvador: inscrições terminam nesta quinta-feira

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para inscrições da tradicional Prova Ciclística de São Salvador, que acontece no dia 6 de agosto – dia do padroeiro da cidade de Campos. A corrida, considerada a mais antiga e importante do país, chega a sua 78ª edição com premiação em dinheiro de R$ 31.900, com a promessa de reunir alguns dos renomados atletas de vários estados, além de destaques do ciclismo regional.

Com inscrição gratuita, apenas com a doação de 5kg de alimentos, o competidor estará entre os 500 participantes da prova, que terá início às 7h, com largada e chegada em frente ao prédio da Câmara Municipal, com percurso por ruas e avenidas da área central. Interessados devem acessar o endereço eletrônico www.rochasports.com.br/sao-salvador, onde está detalhado todo o regulamento da corrida, além das divisões e ordem de largada das baterias, desde a Master até a Kids – para crianças a partir dos 7 anos de idade.

Os preparativos para a realização da Prova de São Salvador, “menina dos olhos” do ciclismo brasileiro, vêm tendo especial atenção da Prefeitura de Campos, com rebaixamento de tampas de bueiros, melhorias na sinalização, toda uma programação especial com fechamento de ruas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e disposição de equipes da saúde em suporte aos participantes, no caso de qualquer eventualidade e/ou emergência.

“Graças à parceria e patrocínio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), este ano as inscrições são gratuitas, apenas com a doação de 5kg de alimentos, que serão distribuídos posteriormente pelo município para instituições carentes. Além da parte social, a premiação é um atrativo a mais, com um total de R$31.900, a serem divididos entre os primeiros colocados nas baterias”, informou Afonso Celso, organizador do tradicional evento.

A expectativa para a Corrida de São Salvador também é de fortalecimento do turismo local, já com ocupação expressiva da rede hoteleira de Campos. Um dia antes da prova, por exemplo, no sábado (5), haverá o congresso técnico com participação dos ciclistas para detalhamento de temas importantes, tais como: ordem das baterias, reconhecimento do trajeto a ser percorrido, pontos críticos da prova como curvas mais acentuadas, além da entrega de números e chips aos competidores.

Mais que a premiação em dinheiro e troféus, os ciclistas profissionais buscam acumular pontos no ranking de duas importantes instituições, segundo Afonso Celso. “A Prova de São Salvador está no ranking 3 pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e ranking 1, pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), sendo esta pontuação máxima, que exige mais empenho e determinação das equipes e atletas. Tudo isso torna o evento ainda mais bonito, com alto nível e reconhecimento nacional”, detalha.

Com largada e chegada na Avenida Alberto Torres, às 7h, entre as baterias da tradicional prova ciclística, a Regional – última a ser disputada no dia – está a mais cobiçada e prestigiada, que reunirá competidores de Campos e mais quatro municípios vizinhos, entre eles: São João da Barra (SJB), São Francisco de Itabapoana (SFI), São Fidélis e Cardoso Moreira.

Participantes receberão camisa dry fit com proteção UV e medalhas. Já os cinco primeiros colocados, em cada bateria, receberão troféus personalizados. A premiação em dinheiro, por medida de segurança, será como no ano passado, efetuada por PIX, aos primeiros colocados.

“Para nós, campistas, é um evento de suma importância por toda história e tradição, em comemoração ao padroeiro da nossa cidade, o Santíssimo Salvador, além de ser uma prova nacionalmente reconhecida. A prefeitura valoriza e apoia a Prova Ciclística pelo esporte, o fomento ao turismo e aquecimento da economia local”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *