Primeira ação do Consultório Na Rua contou com o prefeito Wladimir Garotinho

O Consultório Na Rua, que prestará atendimento aos moradores em situação de rua de Campos, começou a funcionar nesta terça-feira (09), contando em sua primeira edição com o prefeito Wladimir Garotinho, que acompanhou a equipe multiprofissional pela cidade. Este é um programa que tem parceria com o governo federal e será desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, além das Redes de Saúde Mental e de Urgência e Emergência, assim como Segurança Pública Municipal e Estadual, através do Corpo de Bombeiros.

A equipe do Consultório Na Rua saiu do Centro Pop, na área central da cidade, em direção aos principais pontos onde se concentram pessoas nesta situação. Todos foram convidados para serem acolhidos nos abrigos Manoel Cartucho, Casa de Passagem e Lar Cidadão.

O prefeito Wladimir Garotinho explicou que seu governo tem como foco cuidar das pessoas. “Em muito pouco tempo a gente vai estar reabrindo o Restaurante Popular para servir alimentação para vocês, que foi tirado nos últimos quatro anos. E, se Deus quiser, vamos ajudar a desenvolver a cidade para dar a vocês, oportunidade de trabalho, que eu tenho certeza que é o que todos querem e, para isso, a gente precisa que essa cidade cresça de novo, gere emprego e oportunidades”, disse Wladimir Garotinho.

A coordenadora do Consultório Na Rua, Jacinta Medeiros, disse que a unidade trabalha na ótica da equipe multidisciplinar, direcionada ao acolhimento das demandas de saúde desses usuários no espaço da rua. “A gente trabalha não só com a questão da saúde física, mas com as questões psicossociais, de redução de danos, entre outros. A equipe tem um olhar diferenciado, sabendo acolher esse usurário dentro da sua multiplicidade de fatores”, acrescenta.

As ações do Consultório Na Rua acontecerão de segunda à sexta-feira, das 17h às 22h, por equipe formada por uma assistente social, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde. Presentes na ação, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury; o diretor da Atenção Básica, Rodrigo Carneiro; o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; entre outros.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *