PRF e Sefaz-RJ apreendem combustíveis e cigarros em operações conjuntas na Serra e no Norte do RJ - Tribuna NF

PRF e Sefaz-RJ apreendem combustíveis e cigarros em operações conjuntas na Serra e no Norte do RJ

Duas ações conjuntas da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultaram na apreensão de cargas de cigarros e combustíveis com irregularidades fiscais.

A Operação Vocatus, com a finalidade de coibir a sonegação fiscal no ramo de combustíveis, foi realizada na madrugada da última terça-feira, 25, na RJ-116, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio. Foram apreendidos dois caminhões tanque com documentos fiscais irregulares, gerando mais de R$ 200 mil em autuações, segundo a Sefaz-RJ.

Já na semana passada, 220 mil maços de cigarro com problemas na documentação foram retidos na BR-101, altura de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. De acordo com a Sefaz, essa é a maior apreensão desse produto na história da Receita Estadual.

A mercadoria está avaliada em R$ 1,1 milhão. O trabalho contou com o apoio da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado da Casa Civil.

Ainda segundo a Secretaria de Fazenda, as irregularidades na carga de maços de cigarro foram identificadas depois da análise dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, que constataram que as informações do documento fiscal não correspondiam à real operação.

“Há uma grande tendência à informalidade na comercialização de cigarros, o que gera um alto volume de irregularidades. Entretanto, a Receita Estadual, com o apoio da PRF, vem atuando fortemente para combater a sonegação fiscal no setor”, disse o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

A carga foi levada pela PRF ao Posto de Controle Fiscal de Morro do Coco para que a fiscalização fosse concluída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *