Prefeitura de SJB solicita à Cedae solução para falta d´água

A secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, e a Eng. Ambiental e Sanitarista, Marcelle Terra solicitaram apoio à Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para a construção de um poço na sede do município, que possa funcionar como suporte no abastecimento sempre que houver suspensão da captação da água do Rio Paraíba do Sul por causa da intrusão salina. O pedido foi feito em reunião na sede da companhia, no Rio, no início desta semana. Ela esteve com o diretor da Cedae, Marco Aurélio Damato Porto, e também com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello Costa Brondi da Silva.

Na reunião, realizada na terça-feira, 27, a secretária reiterou a preocupação com a perda de vazão na foz do Paraíba do Sul, o que tem provocado a salinização da água. “Existe uma grande preocupação dos órgãos ambientais com a escassez da oferta de água para a população. A previsão de estiagem para os próximos meses é a pior dos últimos 90 anos”, relatou Marcela Toledo.

Durante a visita ao Inea, a secretária também solicitou a limpeza de canais no município, a recuperação do trecho rompido do dique São João e finalização da criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio da Vida Silvestre da Lagoa do Taí.

— Foi uma agenda muito produtiva. Conseguimos apoio para a elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica e também a doação de uma caminhonete 4×4, que será entregue à Secretaria ainda neste semestre — comemorou a secretária.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *