Prefeitura de SFI implanta nove novos polos para facilitar o acesso dos munícipes à vacina contra Covid-19

Após receber uma nova remessa de doses na última segunda-feira (22), São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou o agendamento para vacinar moradores a partir de 75 anos contra o novo coronavírus (Covid-19). A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também anunciou o início dos trabalhos de nove novos polos de imunização.

Ainda na segunda, a prefeita Francimara Barbosa Lemos se reuniu com a equipe da SMS para adotar medidas que facilitem o acesso à vacina. “Como moradora, conheço as dificuldades de deslocamento em decorrência da extensão territorial do município. Sendo assim, a partir desta dinâmica de trabalho, vamos acelerar a imunização”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, explica que o Ministério da Saúde determina que o transporte e a aplicação do imunizante sejam supervisionados pela Polícia Militar. “Por esse motivo, a imunização nos nove novos polos ocorrerá uma vez por semana”, explicou. Ele acrescentou que, nesta primeira semana, seguindo recomendação do Governo Federal, o público alvo será a partir dos 75 anos.

Campista destaca que o agendamento segue necessário. O morador deverá agendar previamente no polo mais próximo, apresentando documento original com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Em caso de acamados, um parente pode agendar apresentando a documentação informada.

A SMS ressalta que o atendimento no Centro Municipal de Imunização (CMI) vai prosseguir. O prédio funciona em anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas. Também é preciso agendar. Neste caso, é através dos telefones (22) 99806-9771 ou 99779-6044, que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.

Até o momento, 1.234 moradores foram vacinados com a primeira dose, enquanto que 362, com a segunda dose. Os dados são atualizados durante a semana através do vacinômetro, disponível no “site” da prefeitura.

Confira o cronograma da aplicação das doses:

– Segunda-feira: Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra;

-Terça-feira: ESF de Bom Lugar e Praça João Pessoa;

– Quarta-feira: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central;

– Quinta-feira: ESF de Guaxindiba e Gargaú;

– Sexta-feira: ESF de Imburi e Floresta.

AsCom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *