Prefeitura de SFI busca parceria para aumentar a produtividade de cana no município

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, esteve reunida com diretores da Usina Paineiras, no município de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. O encontro aconteceu na sexta-feira (23) com o objetivo de conhecer projetos para fomentar o plantio de cana-de-açúcar, visando uma parceria com a usina, a fim de aumentar a produtividade da cultura em SFI.

“Os projetos são desenvolvidos nas cidades capixabas de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim, por intermédio de novas variedades de cana, que têm maior produtividade por serem mais resistente às pragas, doenças e intempéries (condições climatéricas extremas). As mudas são fornecidas aos produtores pela usina”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, acrescentando:

“Universidades federais de São Paulo e do Espírito Santo participam deste projeto capixaba. Os diretores da ‘Paineiras’ ficaram entusiasmados ao tomarem conhecimento de que temos parcerias com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Rural. Eles demonstraram interesse em visitar o nosso município para conversar sobre o intercâmbio com a prefeita Francimara. Vamos falar com ela para que possamos agendar uma data”.

O coordenador das ações da Secretaria Municipal de Agricultura junto ao produtor, Marcos Lucahe, que também esteve presente à reunião, destacou que, embora SFI esteja no Estado do Rio de Janeiro, é o maior fornecedor de cana de ‘Paineiras’, contabilizando em média, 70% da cana esmagada na usina.

“A parceria vai beneficiar o pequeno produtor da nossa terra, que terá acesso a novas tecnologias no plantio da cana. A previsão do início da moagem na Usina Paineiras é para a segunda quinzena de maio”, revelou Lucahe.

Representaram a Usina Paineiras durante o encontro o diretor-superintendente, Nemésio Calvante Júnior, o diretor administrativo financeiro, Antônio Carlos de Freitas Júnior, e os supervisores operacionais Custódio Marvila Fernandes e Bruno Salarolli Zuqui.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *