Prefeitura de SFI atua para minimizar consequências da chuva e de ventos fortes de domingo (1º)

Diversos órgãos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) estão mobilizados para atuar em várias regiões do município com o objetivo de minimizar as consequências das chuvas desse domingo (1º). Um fator agravante é que, desta vez, a precipitação foi acompanhada por fortes ventos.

No final da manhã desta segunda-feira (2), o Executivo municipal emitiu comunicado recomendando “que moradores evitem o deslocamento”, visto que “os transtornos ocorrem em grande parte da região do município: vias foram alagadas e outras tiveram o traçado obstruído devido a quedas de árvores. Motoristas que circulam por ruas, avenidas e estradas devem redobrar a atenção para evitar o risco de acidentes”.

“Foi uma chuva muito intensa. Confesso que me assustei muito. Realmente, nós passamos um sufoco. O quintal da minha casa, por exemplo, encheu de água e telhas caíram. Peço a todos que tenham calma. É o momento de unir forças para atender os necessitados”, afirmou a prefeita. Segundo ela, uma força-tarefa foi montada com equipes trabalhando em diversas áreas, além de solicitada ajuda ao Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos trabalha desde ontem no corte e retirada de árvores de vias. Os galhos prejudicaram o tráfego em importantes estradas e causaram quatro acidentes com sete vítimas. Somente na rodovia estadual RJ-232, na altura da localidade de Fazendinha, seis árvores caíram.

Enquanto que a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (SMTDH) atua, em conjunto com a Defesa Civil, na visita a residências atingidas pelo nível da água ou que sofreram os feitos dos ventos e precisaram de alojamento. Casas em Travessão de Barra e Gargaú já foram visitadas.

Outra medida da municipalidade foi a suspensão das aulas nesta segunda. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o objetivo foi “resguardar a integridade física de nossos alunos, bem como restabelecer a atividade de nossas unidades escolares, causada pela intempérie climática, cuja previsão para os próximos dias requer atenção, cuidado e prontidão dos funcionários”.

Emergência – Em casos de emergência, os moradores do município podem ligar para os telefones (22) 9.8161-6713, do Canal Verde, ou ainda (22) 9.9945-5425 da Sema.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *