Prefeitura de Campos volta a ofertar exames de mamografia gratuitos

Neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer mil exames de mamografia gratuitos para as mulheres do município. O exame, importante na prevenção do câncer de mama, é destinado a quem tem mais de 40 anos, faixa etária com maior probabilidade de desenvolver a doença. Bruna Araújo Siqueira, diretora de Auditoria, Regulação e Avaliação da Secretaria de Saúde, explicou que o serviço em anos anteriores estava praticamente paralisado no município.

Durante todo o ano de 2019 ocorreram 414 internações e 42 óbitos. Em 2020 foram 298 internações e 60 óbitos. Já entre janeiro e março deste ano, 76 internações e 7 óbitos. A orientação é que as mulheres que têm solicitação de mamografia de anos anteriores e não conseguiram realizar o exame, devem voltar à UBS para renovação através do serviço de enfermagem.

Para solicitar o exame, a interessada deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e apresentar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Na UBS, a pessoa deve procurar pelo serviço de enfermagem, a fim de solicitar o exame Papanicolau, que detecta precocemente câncer de colo do útero. Feito isso, o enfermeiro irá solicitar o exame de mamografia. Semanalmente, cada UBS realiza, em média, dez exames preventivos”.

O diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, ressaltou a importância da mamografia. “É o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura. A realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial permite uma abordagem menos agressiva ou mutiladora”.

No dia do exame, a mulher não deve usar nenhum cosmético, como desodorante, creme ou talco nas mamas ou axilas. O recomendado é marcá-lo entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.

UNIDADES PARA SOLICITAÇÃO DE EXAMES:

Aldeia
Baleeira
Centro de Saúde – Guarus
Conselheiro Josino
Custodópolis
Eldorado
Félix Miranda
IPS
Lagamar
Lagoa de Cima
Morangaba
Morro do Coco
Imperial
Parque Prazeres
Parque Rodoviário
Patronato São José
Penha
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Maria
Santo Amaro
Santos Dumont
Saturnino Braga
São Sebastião
Sentinela do Imbé
Tocos
Venda Nova
Centro de Tratamento e Referência à Mulher

Subcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *