Prefeitura de Campos convoca pessoas com 35 anos ou mais para 4ª dose - Tribuna NF

Prefeitura de Campos convoca pessoas com 35 anos ou mais para 4ª dose

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Para garantir proteção segura contra o novo coronavírus, Campos mantém diariamente a aplicação das vacinas para a população acima de 5 anos de idade. Entretanto, a base de dados da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância em Promoção da Saúde (Subpav) aponta que houve uma redução de 45,05% na adesão à vacinação na comparação entre junho e julho, considerando que no primeiro mês foram 48.927 doses administradas e nos primeiros 20 dias do segundo, foram 22.039 doses. A imunização segue na segunda-feira (25) quando todas as pessoas com 35 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço (4ª dose). A vacinação ocorre sempre das 9h às 22h, através de distribuição de senha.

“O mês de julho ainda não acabou, mas como a média de doses aplicadas diariamente está entre 1.000 e 1.200 somando todas as etapas, a queda na adesão já é uma realidade e isso nos deixa em alerta, pois aumenta o número das pessoas desprotegidas na cidade. Com isso pode haver maior circulação do vírus, mais pessoas infectadas, pressão na rede de internações e óbitos”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro, que acrescentou:

“Com a estrutura física, de profissionais que temos disponíveis e o número de pessoas elegíveis para a imunização, como, por exemplo, as aptas a receberem a terceira e quarta dose, era para estarmos aplicando cerca de 3.000 doses por dia”, disse o infectologista. Há no município cerca de 18 mil pessoas acima de 60 anos aptas para receber a 4ª dose. Também há 116 mil pessoas elegíveis, ou seja, 12 anos ou mais para a 3ª dose, outras 47 mil para a 2ª e 50 mil para a primeira dose. “Não deixem de tomar a vacina ou de completar o esquema das doses de reforço, pois só assim serão reduzidos os riscos de gravidade da doença”, orienta Rodrigo Carneiro.

Além das pessoas com 35 anos ou mais, a segunda dose de reforço também está liberada para profissionais de saúde acima de 18 anos. Pessoas imunocomprometidas, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional) também continuam recebendo a dose de reforço. Todos devem respeitar o intervalo de quatro meses ou mais da aplicação da 3ª dose.

O primeiro reforço (3ª dose) será aplicado para as pessoas de 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), desde que tenham tomado a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca ou Janssen como dose de reforço, independente do imunizante usado no esquema primário.

Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo também podem receber a dose adicional (3ª dose), desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Já a segunda dose da AstraZeneca é para quem foi imunizado com a 1ª dose até o dia 20 de junho e da CoronaVac até 04 de julho. A segunda dose da Pfizer é para quem tomou a 1ª até o dia 27 de junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos que receberam a Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses.

As pessoas com 12 anos ou mais também podem receber a primeira dose da vacina se assim desejarem.

JANSSEN – Pessoas entre 18 e 39 anos de idade que receberam a dose única da Janssen devem completar o esquema vacinal com três doses. O primeiro reforço, que deve ser feito com o mesmo imunizante, deve ser aplicado com intervalo de dois meses ou mais em relação à dose inicial. Já o segundo reforço, cuja recomendação do Ministério da Saúde é que seja feito com as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem respeitar intervalo de quatro meses

O mesmo deve ser feito pelas pessoas com 40 anos ou mais que precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois da primeira dose, o segundo reforço (3ª dose) e o terceiro reforço (4ª dose) com quatro meses entre cada dose. Nesse caso, também são usados imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.

No ato da imunização, quem for tomar a 1ª deve apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência. No caso de gestantes, também o cartão pré-natal e declaração médica. Para quem vai receber a 2, 3ª ou 4ª doses, precisa ainda da caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.

POSTO EXCLUSIVO PARA APLICADA DA 1ª A 4ª DOSE PARA IDOSOS 60 MAIS – 9h às 15h

AUTOMÓVEL CLUBE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN– 9H ÀS 15H

CLUBE DE REGATAS RIO BRANCO
CAMPOS SHOPPING
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
DRIVE-THRU DA UENF
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
UBS DE TOCOS
UBSF DORES DE MACABU
UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ (13h às 15h)
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
UBSF SÃO SEBASTIÃO (9h às 13h)

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac e AstraZeneca) e 1º REFORÇO DA JANSSEN – 9H às 16H

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN -16H ÀS 22H

UPH SALDANHA MARINHO
UPH FAROL DE SÃO TOMÉ

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 18H ÀS 22H

UPH URURAÍ
UPH TRAVESSÃO

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *