Prefeitura de Campos auxilia polícia em resgate à idosa na Pecuária

A Prefeitura de Campos, por meio das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano e Social e Governo, auxiliou a Polícia Civil no resgate à uma idosa de 85 anos, no bairro da Pecuária, nesta quinta-feira (30). Os policiais foram verificar denúncia de maus tratos e foi constatado que a idosa se encontrava com desidratação e condições precárias de moradia. Ela foi encaminhada para o Hospital Geral de Guarus (HGG) e, posteriormente, deverá ser acolhida em unidade de longa permanência para idosos, assim que receber alta médica.

A idosa passou por avaliação clínica pelo médico Benedito Martins, que solicitou a remoção da paciente para internação no HGG. Ela também foi avaliada pela nutricionista Adriana Imbeloni. Ainda durante a intervenção, foi descoberto que um familiar reside no mesmo imóvel, mas que devido a problemas de saúde, não teria como se responsabilizar pela mãe. Todos serão acompanhados pelo CREAS de referência.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, existe uma rede para garantir os direitos da pessoa idosa. “A intervenção foi fruto da integração das secretarias, conforme determinação do prefeito Wladimir Garotinho, que sensível à demanda, criou a Subsecretaria de Proteção e Direitos da Pessoa Idosa. Estamos ampliando as campanhas de conscientização. Cuidar dos idosos é dever de toda a sociedade”, disse Rodrigo.

De acordo com o diagnóstico produzido pela Vigilância Socioassistencial, apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso em 2020, tendo como base os idosos atendidos pelos CREAS, há quantitativo de 47 idosos em acompanhamento nos CREAS em 2019, que sofreram violação aos seus direitos na proporção de 19 pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) e 28 pessoas idosas vítimas de negligência e abandono.

“Estamos realizando um trabalho contínuo de prevenção e proteção aos nossos idosos. Atividades no Centro de Convivência empodera o idoso e o torna mais ativo e menos vulnerável a sofrer casos de violação dos seus direitos. A Policlínica garante oferta de especialidades na área médica”, disse a subsecretária da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares.

A Subscretaria da Pessoa Idosa funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta. Os atendimentos podem ser feitos através do telefone (22) 981263889. Em caso de denúncias de violência contra as pessoas idosas, pode ser através de ligação ao Disque 100 (Disque Denúncia Nacional) ou aos CREAS.

Telefone dos CREAS:
CREAS I – 22-981751031
CREAS II – 22-981750711
CREAS III – 22-981750820

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *