Prefeitura de Campos amplia atendimentos com programas sociais e reestruturação da rede - Tribuna NF

Prefeitura de Campos amplia atendimentos com programas sociais e reestruturação da rede

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social registrou 84.019 atendimentos realizados de janeiro a julho deste ano, um aumento de 104% comparado ao mesmo período de 2020, que contabilizou 41.226 atendimentos. Entre os avanços na área social, está implantação do Programa Mãe Coruja, que garante kit enxoval para as gestantes em situação de vulnerabilidade social, e o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda municipal no valor R$ 200 para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurado Café do Trabalhador, em Guarus e no Centro. O serviço oferece café da manhã aos trabalhadores, estudantes diariamente. São 1000 kits diários. A Secretaria criou, também, o projeto “Social + Perto”, que leva serviços socioassistenciais e de saúde às comunidades mais distantes, e ainda disponibiliza diversos serviços em programas municipais como o “Prefeitura em Ação” e “Morar com Saúde”.

“Estamos aproximando da população as ações governamentais da assistência social. A rede socioassistencial está sendo reestruturada. Foram adquiridos carros, os equipamentos estão com novas instalações, as equipes foram ampliadas e estamos garantindo condições de trabalho para os funcionários e, com isso, humanizando os atendimentos à população”, explica o secretário Rodrigo Carvalho.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) contabilizaram um aumento de 103% e 86% respectivamente. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) realizou 1.455 atendimentos e 3.846 abordagens, que representam aumentos 141% e 148%, respectivamente. Os dados são referentes ao período de janeiro a julho dos anos de 2020 e 2022.

Distribuídas a partir do acompanhamento das famílias através dos CRAS e CREAS, este ano foram entregues 5.563 cestas básicas. No ano de 2020, o município entregou 1.705 unidades. No comparativo, o aumento foi de 226%. O Restaurante do Povo atingiu a marca de 650 mil refeições distribuídas desde a inauguração.

O secretário adianta que, ainda este mês, serão abertas inscrições para oficinas de geração de renda para usuários referenciados nos CRAS e que está em processo de regulamentação o Acolhe Campos, que, em parceria com as concessionárias de serviços públicos, garantirá vagas para inserir, no mercado de trabalho, os assistidos do Centro Pop.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *