Prefeito Wladimir aponta o Projeto Fênix para o desenvolvimento regional

O prefeito Wladimir Garotinho participou, neste sábado (15), da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções de Apoio ao Projeto Fênix de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense. O documento foi assinado pelo governador Claudio Castro, na Fundação de Desenvolvimento do Norte Fluminense (Fundenor). O governador havia recebido, em agosto do ano passado durante “Café Empresarial na Câmara de Dirigentes Lojistas”(CDL), o documento-base do projeto.

Ainda compuseram a mesa o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, o presidente da Fundenor, Eraldo Bacellar, o coordenador do Projeto Fênix, Adelfran Lacerda, o vice-prefeito, Frederico Paes, e os deputados estadual Bruno Dauaire, e Jair Bittencourt.

De acordo com Wladimir, este projeto é muito importante para a cidade e região. “Estamos gratos ao governador e feliz, de enquanto prefeito, participar deste momento. O Projeto Fênix, sendo colocado em prática, não tenho dúvida que a nossa região será desenvolvida, e dentro do projeto está a recuperação de canais. Campos possui uma particularidade que nenhuma cidade do estado tem. O município possui 1.500 quilômetros de canais. É uma malha muito extensa e não adiantam somente as ações emergenciais. A limpeza destes canais tem que acontecer de forma constante. Somente no ano passado, de maio a dezembro, recuperamos 60 quilômetros de canais e se não fosse está limpeza, o impacto com a cheia do Rio Paraíba do Sul seria pior”, ressaltou.

O Projeto Fênix conta com propostas e ações estruturantes e pontuais, em vários municípios do Norte e do Noroeste Fluminense, aprovadas por 22 Instituições regionais vinculadas ao agribusiness, indústria, comércio, prestadores de serviços, além de consórcio de municípios da região, instituições de pesquisas/desenvolvimento e universidades.

No documento-base foi solicitado ao governador a assinatura de Protocolo de Apoio de Intenções do Governo Estadual avaliado, analisado e aprovado pela Procuradoria Jurídica da Casa Civil do Governo e criação de Grupo de Trabalho Executivo com integrantes do Poder Executivo do RJ e representantes de instituições regionais signatárias do projeto.

Várias ações previstas no documento-base do Projeto Fênix já estão sendo executadas e desenvolvidas pelo Governo do Rio no Norte e no Noroeste Fluminense, entre elas destacam-se melhorias em estradas vicinais, limpeza e drenagem de canais para irrigação, mobilização e doação de equipamentos e veículos para os produtores rurais e obras de infraestrutura.

Participaram, ainda, da cerimônia autoridades estaduais e municipais, representantes das instituições signatárias, bem como de lideranças do setor rural (agricultura, pecuária e pesca), industriais, empresários, comerciantes e de instituições universitárias, de pesquisa e desenvolvimento.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *