Polícia resgata 28 pássaros que eram mantidos em cativeiros ilegais em Campos e São Fidélis

Vinte e oito pássaros foram resgatados por policiais militares na manhã desta sexta-feira (24) em Campos dos Goytacazes e São Fidélis, no Norte e Noroeste Fluminense. De acordo com a PM, dois homens foram autuados por crime ambiental.

Segundo a polícia, eles mantinham os animais em cativeiros ilegais.

Em Campos, a ação aconteceu no Parque Santa Clara em cumprimento a uma ordem de busca. Foram encontrados 20 pássaros que estavam presos sem licença ambiental. Entre as espécies estavam um sabiá, um canário-da-terra, dois tizius, quatro papa-capins, quatro sanhaçus e oito canários-belgas.

Na casa do suspeito, foram apreendidas 17 gaiolas. Os pássaros e homem foram encaminhados para a 146ª DP. O suspeito foi autuado, ouvido e liberado.

Já em São Fidélis, a ação foi na localidade da Chatuba em cumprimento a um mandado de busca e apreensão. Foram apreendidos oito pássaros de espécies não divulgadas, sete gaiolas, além de cinco celulares e R$ 2.179 em dinheiro.

O caso foi registrado na 141ª DP. O homem também foi autuado, ouvido e liberado.

Os dois suspeitos vão responder pelo artigo 29 da lei de crime ambiental.

O artigo fala de “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”. A pena para o crime é detenção de seis meses a um ano, e multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *