Polícia Federal prende vereador em operação contra a maior milícia do estado do Rio - Tribuna NF

Polícia Federal prende vereador em operação contra a maior milícia do estado do Rio

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foi preso nesta quinta-feira (10) na Operação Hoste, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), contra a maior milícia do estado.

Segundo as investigações, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do Paiol (PSD), é o chefe da milícia de Nilópolis. Além dele, agentes prenderam outros três PMs nesta quinta.

O grupo paramilitar de Maurinho do Paiol integra o bando que já foi de Wellington da Silva Braga, o Ecko, morto ano passado, hoje nas mãos de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, irmão de Ecko.

Agentes saíram para cumprir, no total, 19 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita.

A milícia de Nilópolis possui como principais atividades a exploração de serviços de gatonet, a venda de botijões de gás, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi, com a cobrança de taxa.

“Ainda restou evidenciado que parte do grupo se dedica a delitos de tráfico de armas e de drogas, inclusive apresentando vínculos com outros bandos milicianos atuantes na Zona Oeste da capital”, afirmou a PF, em nota.

O nome Hoste é uma referência “à maneira hostil e agressiva através da qual essa organização de pessoas impunha sua dominação naquela região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *