14/06/2024
Região

PF realiza operação de fiscalização no Porto do Açu

A Polícia Federal participou nesta segunda-feira (27/2) de uma operação conjunta com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), a fim de fomentar o aumento da fiscalização na região do Porto de Açu, em São João da Barra/RJ.

Durante a operação, policiais federais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM/PF/RJ) e demais servidores dos órgãos de fiscalização presentes realizaram patrulhamentos marítimos que acarretaram na fiscalização de diversas embarcações pesqueiras, as quais realizavam pescas de arrasto em região próxima às áreas de risco.

A ação representa uma importante medida para garantir e preservar a segurança aquaviária local. Além das inspeções, também foi realizada uma reunião com a Comunidade de Segurança Portuária e representantes dos terminais do Porto de Açu para alinhamento e planejamento de ações estratégicas.

Anualmente, o Porto do Açu realiza ações educativas e de conscientização junto às colônias de pescadores dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, nas quais são reforçadas as normas da legislação marítima e as práticas de segurança para navegação. Também são oferecidos pelos terminais portuários cursos de formação, em parceria com a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.

A CESPORTOS contou com representantes da Polícia Federal – Superintendência do RJ e Delegacia de Campos dos Goytacazes -, Antaq, Receita Federal, Autoridade Portuária, Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra e Marinha do Brasil.

AscomPF*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *