Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes podem receber vacina da gripe em Campos
Mais dois grupos prioritários estão convocados para receber a vacina contra a Influenza, vírus que causa gripe, a partir desta segunda-feira (24). São eles: pessoas com comorbidades e deficiências permanentes. A vacinação teve início no último dia 10 e acontece de forma escalonada para os grupos elencados pelo Ministério da Saúde. Além dos dois novos grupos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a aplicação para do imunizante para as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, puérperas (até 45 após o parto), e os idosos acima de 60 anos. Ao todo são 32 postos de vacinação distribuídos pelo município e a meta é imunizar 90% do público-alvo.
As comorbidades elencadas para receber a vacina bivalente são: doenças respiratórias crônicas; doenças cardíacas crônicas; doença hepática crônica; doenças neurológicas crônicas; doenças renais crônicas; diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamentos; imunossupressão congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos; obesidade grau III; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; e portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, Warkany, entre outras).
Considera-se com deficiência permanente, as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial como: limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.
O objetivo da campanha contra Influenza, é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação. A vacina influenza é trivalente e protege contra as cepas Sidney da H1N1, a Darwin da H2N3 e a tipo B, linhagem Victória.
Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar documento comprobatório que pode ser laudo médico; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar), entre outras.
POSTOS PARA PESSOAS COM COMORBIDADES E DEFICIÊNCIAS
Automóvel Clube – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h
POSTOS PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS
Automóvel Clube – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
POSTOS PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
Automóvel Clube – 9h às 16h
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
POSTOS PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS
Cidade da Criança – 8h às 17h
Clínica da Criança – 9h às 18h
Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h
UPH Saldanha Marinho – 11h às 20h
POSTOS PARA CRIANÇAS, IDOSOS, GESTANTES E PUÉRPERAS
Centro de Saúde de Guarus – 9h às 16h
UBS Baleeira– 9h às 16h
UBS Custodópolis – 9h às 16h
UBS Poço Gordo – 9h às 16h
UBS Santa Maria – 9h às 16h
UBS Tocos – 9h às 16h
UBSF Carvão– 9h às 16h
UBSF Conselheiro Josino – 9h às 16h
UBSF Félix Miranda – 9h às 16h
UBSF IPS – 9h às 16h
UBSF Jamil Ábido – 9h às 16h
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé – 9h às 16h
UBSF Morro do Coco – 9h às 16h
UBSF Parque Aldeia – 9h às 16h
UBSF Parque Imperial – 9h às 16h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 16h
UBSF Parque Rodoviário – 9h às 16h
UBSF Patronato São José – 9h às 16h
UBSF Santo Amaro – 9h às 16h
UBSF Saturnino Braga – 9h às 16h
UPH Santo Eduardo – 9h às 16h
UPH Ururaí – 9h às 16h
UPH Travessão – 9h às 16h
Secom*