Parceria entre Prefeitura de SFI e IFF para cursos profissionalizantes aos alunos da EJA

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), vai firmar uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF Campos Centro). O objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizar, de forma concomitante, cursos profissionalizantes, que permitirão a qualificação para o ingresso no mercado de trabalho.

Recentemente, a coordenadora responsável pelo Departamento de Ensino da SMEC, Amanda Passalini, se reuniu com dirigentes do IFF Campos Centro: o diretor-geral, Carlos Alberto Fernandes Henriques, o diretor de Extensão, Alex Cabral, o diretor de Gestão Acadêmica e Planejamento, André Luis Almeida Peixoto, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jonivan Coutinho Lisboa.

Nesta quinta-feira (22), às 8h, dirigentes da instituição estarão em SFI para discutir demandas pertinentes ao município, incluindo as da SMEC, como por exemplo, além da qualificação para o EJA, cursos de capacitação para professores da rede municipal de ensino, e ainda demandas de outras secretarias da prefeitura.

“O grupo vai conhecer a estrutura da Escola Modelo, no Centro, para definirmos detalhes técnicos da oferta dos cursos. Precisamos vencer o desafio de minimizar a evasão na EJA, possibilitando a permanência do aluno na escola, como formação profissional e verticalização do ensino. A articulação da Educação Básica com a Educação Profissional, por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) trazem inúmeros benefícios a cada aluno em particular, pela sua formação cidadã e participativa na sociedade”, ressaltou Amanda.

Para o secretário municipal de Educação, Robson Santana, “a parceria com uma instituição tão respeitada é uma grande conquista para os estudantes do município, que terão a possibilidade de elevar sua escolaridade, junto a uma capacitação voltada para o mundo do trabalho. Estamos atendendo a determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos de melhorarmos cada vez mais a qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede”.

O Assessor de Comunicação da SMEC, Réggis Bueno, e o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, também participaram do encontro com os dirigentes do IFF. “Essa profissionalização é fundamental para a entrada no mercado de trabalho e para exercer funções específicas, onde o nível de qualificação profissional é um diferencial para a carreira de cada aluno frente a outros profissionais”, enfatizou Enaldo.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *