Paraíba pode alcançar cota de 11 metros ainda nesta quarta-feira - Tribuna NF

Paraíba pode alcançar cota de 11 metros ainda nesta quarta-feira

Nas últimas nove horas, o nível do rio Paraíba do Sul elevou 26 centímetros, alcançando a cota de 10,91 metros às 9h15 desta quarta-feira (12). Mantendo a média de elevação de 2 a 4 centímetros por hora, a cota de 11 metros pode ser atingida ainda hoje. A informação foi passada pelo secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, em entrevista coletiva nesta manhã, no auditório da Prefeitura de Campos.

O comportamento do rio está sendo monitorado pela Defesa Civil com detalhamento desde a última quinta-feira (6), quando o órgão emitiu alerta sobre um acumulado significativo de chuvas em Campos. Também já havia no período a sinalização de grande volume de chuva em toda a região de influência hídrica do Paraíba.

Além do rio Paraíba do Sul, o Setor de Monitoramento também analisa o comportamento de todos os afluentes e da calha principal, uma vez que eles influenciam diretamente o nível do Paraíba em Campos.

A Defesa Civil está de prontidão junto com equipes das secretarias de Governo, Obras e Infraestrutura e de Desenvolvimento Humano e Social, atuando 24 horas nas áreas mais atingidas, dando apoio à população, passando informações em tempo real e colaborando com a tomada de decisão do Gabinete de Gerenciamento de Crise.

Equipes seguem colocando sacos de areia nos pontos onde a água do rio está voltando pelas galerias. Simultaneamente, equipes técnicas estão realizando vistorias para verificação de todas as informações que chegam sobre pontos de risco.

“Estamos de prontidão, concentrando todos os nossos esforços para minimizar os possíveis impactos das cheias. Nosso foco é o povo, dar assistência ao povo, fazer chegar informação e auxílio a todas as pessoas afetadas, que precisam do governo nesse momento. O prefeito Wladimir está atuante junto com o Gabinete de Crise, definindo com a Defesa Civil as medidas a serem tomadas a cada mudança de cenário”, finalizou o secretário.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *