18/07/2024
Campos

Outubro Rosa: Cerca de 1.400 mamografias serão disponibilizadas durante todo o mês

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e a campanha Outubro Rosa, que este ano tem como slogan “Quem tem peito tem direito”, visa compartilhar informações sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. Em Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ofertando exames como mamografia e ultrassonografia de mama.

Durante todo o mês, serão cerca de 1.400 mamografias bilaterais com agendamento pelo site da Prefeitura (Consulta Fácil) ou através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Também estão sendo disponibilizadas 500 ultrassonografias de mama, sendo este exame com agendamento exclusivo pelo Núcleo, mediante a apresentação do laudo de mamografia realizado em menos de um ano.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, faz um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que excluídos os carcinomas relacionados a tumores de pele não melanoma, a neoplasia mamária é a mais incidente em mulheres, sendo também a que mais mata.

“O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no Brasil e o diagnóstico precoce aumenta muito a possibilidade de cura, por isso, a importância do autoexame e da realização da mamografia anual. Reforço, também, a necessidade de aquela mulher que possui qualquer alteração na mama, ou um resultado alterado, que procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência para avaliação médica”, informou Hirano.

De maio de 2021 a setembro último, foram agendados 21.612 exames de mamografia. O município registrou, também, 3.174 casos de carcinoma mamário, entre os anos de 2019 a 2022.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *