Operação Boi Garantido apreende 300kg de carne imprópria para consumo em Campos

Pelo menos 300kg de carnes e embutidos foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (6), durante a Operação Boi Garantido, deflagrada em Campos. A ação da Vigilância Sanitária Municipal teve apoio da Defesa Agropecuária Estadual e Polícia Militar. O objetivo da força-tarefa foi combater o comércio de carne de origem clandestina na cidade.

Os fiscais visitaram três açougues na localidade de Morro do Coco, na região Norte de Campos, onde encontraram várias irregularidades, tais como processamento de carne seca clandestina dentro de um açougue, carne bovina e suína em avançado estado de deterioração, linguiça, queijos e banha suína de origem clandestina.

Segundo a Vigilância Sanitária, os produtos, que juntos somam pelo menos 300kg, foram todos apreendidos e inutilizados no aterro sanitário pelo risco iminente ao consumo humano, “dada a chance de intoxicação alimentar tanto por agentes bacterianos como químicos, já que a produção clandestina de linguiça e carne não obedece nenhum critério técnico no uso de aditivos, conservantes e matéria-prima. Além disso, muitas vezes, são produzido com material que deveria ser descartado”, disse o órgão em nota.

As ações que tiveram início nesta terça serão repetidas em toda área do município e não têm data para terminar, segundo a Vigilância Sanitária. Os fiscais alertam aos consumidores que somente comprem carne, seus derivados e qualquer produto de origem animal que tenha o devido registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *