23/05/2024
Campos

Obras do Programa Bairro Legal do Parque Saraiva avançam

O Parque Saraiva no distrito de Goitacazes foi literalmente transformado num grande canteiro de obras para conclusão do projeto de urbanização do bairro, elaborado pelo Programa Bairro Legal, iniciado na gestão da Prefeita Rosinha Garotinho. Estão em estágio avançado as obras de 15km de rede de drenagem pluvial (águas das chuvas) nas mais de 30 ruas do bairro e, nesta semana, está sendo iniciada a construção de igual extensão de rede coletora de esgoto.

As obras estão sendo custeadas pelo Governo do Estado, conforme parceria firmada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura de Campos e Secretaria de Obras e Cidades do Estado do Rio que, inclusive, já construiu um canal receptor das águas pluviais que margeia o bairro. As águas das chuvas coletadas pela rede de galeria pluvial são carreadas até o canal que, por sua vez, suga o volume de água para o Canal de Tocos, que deságua na Lagoa Feia, na Baixada Campista.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, explica: “A construção do sistema coletor de esgoto está a cargo da Concessionária Águas do Paraíba, que já contratou empresa qualificada para iniciar o assentamento das redes tubulares para coleta do esgoto sanitário em todas as ruas do bairro. Já foram construídas as redes de água potável, a rede do sistema de drenagem e foi iniciada a construção da rede de esgoto. Até o final deste mês de março será iniciado o asfaltamento das primeiras ruas”, anuncia Fábio Ribeiro.

De acordo com o engenheiro gestor do contrato da obra, Martiniano Mota, “o processo de escolha da empresa que resultou na contratação da empresa por parte da Concessionária Águas do Paraíba para a construção da rede de esgotamento sanitário foi concluído nesta semana e essa etapa da obra já está em andamento. As ruas já receberam as redes de água potável e de drenagem e, na medida que forem recebendo as redes de esgoto iniciaremos a pavimentação”, conclui Martiniano.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *