16/06/2024
Campos

Obras do Bairro Legal do Parque Saraiva avançam com pavimentação e drenagem

As obras do Programa Bairro Legal avançam no Parque Saraiva, no subdistrito de Goytacazes. São mais de 50 ruas já com redes de coleta de esgoto, totalizando 9km de dutos e que, no momento, recebem a construção de 12km de redes de drenagem pluviais (para drenar as águas das chuvas) e 9km de rede de esgoto. Também foi iniciada a pavimentação das primeiras ruas com asfalto. A mudança da realidade no saneamento e na urbanização do bairro acontece graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Para assegurar o fim dos alagamentos no Parque Saraiva, situado numa região de bacia, foi construído um canal à margem do bairro com 1.000m de extensão e até 5m de profundidade. Todo volume de água das chuvas coletadas pela extensa e capilarizada rede de drenagem é direcionada para o Canal construído à margem do bairro.

O novo canal que tem profundidade de até 5m e cerca de 10m de boca (largura) aduz todo volume das águas das chuvas das ruas do bairro para o Canal Coqueiros que deságua na Lagoa Feia, na Baixada Campista. O Projeto Executivo foi elaborado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura de Campos e a execução é feita pela Secretaria de Infraestrutura e Cidades, conforme parceria institucional firmada pelo Prefeito Wladimir Garotinho e pelo Governador Cláudio Castro.

“Campos é uma cidade muito extensa e com muitos bairros e, na medida que o tempo passa, os bairros situados fora da região central passam por forte expansão. Nos últimos 15 anos surgiram vários bairros a partir da sequência de novos loteamentos que, por sua vez, formam outros, tanto na região da margem direita do Rio Paraíba do Sul (região de Guarus), quanto na margem esquerda. Essa expansão formada pelos novos loteamentos resulta, por exemplo, no Parque Saraiva, um bairro com mais de 50 ruas, no distrito de Goytacazes”, explica o Secretário de Obras de Campos, Fábio Ribeiro, que acrescenta:

“Isso representa aumento exponencial das demandas por construção, ampliação e manutenção das redes de saneamento, na pavimentação, construção e reparos de calçadas. E, para isso, é necessário milhões em recursos. Graças ao bom relacionamento institucional com o Estado, estamos mudando a realidade de vários bairros com obras importantes”, conclui Fábio Ribeiro.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *