Obras de Urbanização no Nova Cidade Luz avançam com preparação da base das ruas

As obras do Programa Bairro Legal estão de vento em popa no Parque Nova Cidade de Luz e vai proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, porque vai acabar com a poeira nos períodos de tempo firme e com o lamaçal nos períodos chuvosos. As ruas vão receber pavimentação ecológica com intertravados.

Ao todo são nove ruas que recebem escavação para instalação de meios-fios, construção de base com bica corrida (mistura de brita com pó de pedra) e assentamento de intertravados.

A frente de obras gera 21 empregos diretos e indiretos e mobiliza diversas máquinas e caminhões, a saber: mini máquina retroescavadeira, pá carregadeira, máquina patrol (motoniveladora), caminhão pipa, caminhão caçamba e rolo compressor que faz a compactação e nivelamento dos intertravados.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral, informa que a pavimentação com intertravados é de cunho ecológico, porque permite a permeabilização parcial das águas das chuvas intensas.

“A permeabilização de parte das águas evita saturação do sistema de drenagem e, além disso, permite que a água absorvida pelo solo contribua para amenizar a temperatura ambiente, haja vista que nos períodos prolongados de estiagens, com temperaturas elevadas, essa umidade guardada na base das ruas passe pelo processo da evapotranspiração e contribui para equilibrar a umidade do ar e amenizar a sensação de calor por causa da liberação de oxigênio”, detalha o secretário.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.