17/06/2024
Política

No Rio, Lula lidera com 46% e Bolsonaro tem 31%, aponta pesquisa Ipec (ex-Ibope)

A pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (24/5), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto entre os eleitores do Rio de Janeiro, com 46%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 31%.

Bolsonaro foi eleito deputado federal sete vezes pelo estado, que é considerado um reduto eleitoral para o atual presidente.

Em seguida, empatam dentro da margem de erro (de 3 pontos para mais ou para menos), Ciro Gomes (PDT), com 4%, João Dória (PSDB), 2%, e André Janones (Avante), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), pontuaram 1% cada.

Apesar de o levantamento considerar o nome de Doria, o tucano confirmou a desistência da disputa presidencial em 2022 durante pronunciamento nessa segunda-feira (23/5).

Os que não atingiram 1% no cenário estimulado — quando se apresenta os nomes dos candidatos — foram Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB).

A pesquisa foi feita entre 19 e 22 de maio e entrevistou 1.008 pessoas. O nível de confiança no levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04025/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº RJ-07114/2022.

Espontânea

No levantamento espontâneo, quando as opções não são apresentadas aos eleitores, Lula tem 37%, enquanto Bolsonaro aparece com 27%. Outros candidatos citados foram Ciro, com 2% e Doria, que pontuou 1%. Brancos e nulos somaram 10% e 22% não souberam ou não responderam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *