Natal de Luz: prefeita Francimara inaugura iluminação

Com a Praça São Francisco de Paula repleta de pessoas, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na noite da última sexta-feira (3) a iluminação natalina da área central. O vice-prefeito Raliston Souza, secretários e assessores também participaram.

Os enfeites foram instalados no portal da cidade, no canteiro central da RJ 224, no trecho entre a prefeitura e a praça central, local que recebeu vários tipos de iluminação e abriga a Casa do Papai Noel. A fachada da Igreja Matriz e o Trevo das Praias também foram iluminados.

“É um momento de muita alegria. Sinto-me honrada e feliz de poder proporcionar isto através da minha gestão. Aproveito a oportunidade, para desejar aos moradores muita luz, energia positiva e amor no coração”, pontuou Francimara, destacando o apoio da Câmara Municipal. Ela pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do novo coronavírus (Covid-19), citando o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Cunha, e o vereador Mazinho da Banda. Ambos faleceram neste ano em decorrência de complicações da doença.

Raliston, por sua vez, lembrou que, no ano passado, não foi possível promover programação natalina em função das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19. “Quero agradecer a Deus a oportunidade de ter chegado até aqui. Quantos tiveram medo de não conseguir? Que a gente se encha de esperança e prepare o nosso coração para o Natal”, disse.

Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Alexandre Barrão, considerou que “nunca foi feito um trabalho magnifico e maravilhoso como esse”. Paralelamente, o vereador Renato Roxinho destacou a união e o empenho da equipe do Departamento de Criação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), que desenvolveu e implantou o projeto. Já o ex-prefeito de SFI e esposo da prefeita, Frederico Barbosa Lemos confessou que “nunca viu a nossa cidade tão linda”. Ele observou que “a cada ano Francimara se supera”.

Para o administrador da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, o “evento é significativo para nós, pois o Natal é uma festa de todos, de todas as religiões”. “Através desta noite, na qual nos iluminamos esta praça, queremos pedir a Deus que ilumine os nossos corações por meio de seu amor grandioso. Que ele possa abençoar SFI e esta gestão, para que possam levar a frente a nossa sociedade”, clamou.

Além do ascendimento das luzes, o início do Natal de Luz contou ainda com apresentações em conjunto do Coral da Smec e do grupo ArtLata, da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Eles interpretaram músicas natalinas, como “Vem Chegando o Natal” e “Noite Feliz”. Houve ainda o Presépio Vivo, distribuição de presentes pelo Papai Noel e a leitura de um poema de Paulo Roberto Cunha, poeta que atua no Departamento de Cultura da Smec.

A partir desta semana, o Papai Noel estará na praça central todas as sextas-feiras, sábados e domingos. A chegada será às 19h, permanecendo até as 22h.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.