Na abertura da 37ª Expoagro de SFI, avanços na agropecuária são destacados
“Pela primeira vez, estamos promovendo uma Expoagro que nossos munícipes e visitantes merecem, além de provarmos que somos capazes de realizar algo neste nível”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos durante a abertura da 37ª Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana (SFI). A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (14) e reuniu secretários, vereadores, assessores e representantes de outros municípios da região e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Francimara contou que “centenas de pessoas estão se dedicando para fazer o melhor”. Ela informou que, até domingo (18), haverá programação desde manhã até a noite, possibilitando a participação dos mais variados públicos.
“Todo o progresso e desenvolvimento do nosso município passa pela harmonia com a Câmara Municipal. Quero agradecer a todos que contribuíram para esta finalidade. O sucesso é de todos nós. Vamos curtir e aproveitar. Vamos celebrar a vida”, disse a prefeita. Ela também informou que a pavimentação com intertravados de três ruas internas do Parque de Exposições Raul Henriques Lemos, em Praça João Pessoa, é a primeira fase de intervenções no local.
O vice-prefeito Raliston Souza destacou que a atual gestão evidencia sua capacidade ao comprovar “o que é fazer um agronegócio de verdade, realizando feitos que muitos consideram impossível para este setor que é a potência do nosso município”. Ele citou dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) que apontam que, em 2020, SFI contabilizou mais de R$ 305 milhões de faturamento bruto de produção agrícola.
Já o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto citou alguns fatos inéditos na programação deste ano, como a Exposição do Mangalarga Machador. Ele destacou a importância da parceria com instituições como Sicoob Sul, Sicoob Fluminense, Universidade Estácio de Sá e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
“Além de ser um momento de confraternização, será uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e negócios para os produtores”, avaliou.
Enaldo aproveitou a ocasião para ressaltar que os números de furtos de gado caíram em SFI, após o início das ações do projeto piloto de patrulha rural “Protetores do Campo”, uma parceria pioneira em todo o Estado do Rio de Janeiro com a Polícia Militar.
O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Márcio Calixto, por sua vez, lembrou que a Expoagro não acontecia há dois anos, devido a pandemia de Covid-19. Ele dedicou o evento ao vereador Jonimásio Ferreira Higino, o Mazinho da Banda, e ao secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Cunha. Ambos morreram em 2021 após complicações em decorrência da doença.
A partir dos diversos avanços, o presidente da Câmara Municipal, Maxsuel Cerqueira, agradeceu “o carinho pelo qual o poder público tem tratado o agronegócio”.
A abertura contou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e município, ao som dos hinos do Brasil e de SFI, entoados pelo grupo ArtLata, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As bandas das escolas municipais Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra, e Décio Machado, em Barra do Itabapoana, também se apresentaram.
Após a solenidade, Félix Oliveira e Banda se apresentou, encerrando o primeiro dia da 37ª Expoagro.
Frota Renovada — Durante o evento também foi destacado o investimento na renovação da frota de veículos da prefeitura, o que proporciona melhores condições para funcionários e aos moradores atendidos pela assistência de diversas secretarias e órgãos.
A maioria dos veículos estava estacionada no parque de exposições. Entre eles, três motoniveladoras, três caminhões caçamba basculante, um caminhão Iveco e veículos para atender polos do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os três Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Ascom*