18/06/2024
Região

Mutirão de limpeza reúne 150 voluntários em praias de São João da Barra

No Dia Mundial de Limpeza de Praia, celebrado no sábado (17), um mutirão foi realizado em um trecho de 6 km, entre a Lagoa de Iquipari e o Porto do Açu, no litoral de São João da Barra, no Norte Fluminense.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, teve a participação de 150 voluntários que, durante duas horas, recolheram sete toneladas de resíduos.

“A limpeza de todas as praias do município é realizada por equipes duas vezes por semana. Escolhemos para a ação um trecho que não é frequentado pela população, mas que possui grande importância para o meio ambiente”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços, Marcela Toledo.

Segundo ela, é necessário ampliar a conscientização sobre não jogar lixo nas praias, pois causa impacto ambiental, com grande prejuízo à fauna e flora.

“A Secretaria de Meio Ambiente dará continuidade ao trabalho neste trecho até a praia do Açu com a equipe de limpeza de praia”, disse Toledo.

Foram parceiros na realização do evento o projeto de voluntariado AbrAÇU, do Porto do Açu, Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, projeto Praia com Vida, desenvolvido por alunos da Uenf, e supermercados Green Market e SuperBom.

Participaram voluntários da Prefeitura de São João da Barra (Secretaria de Comunicação Social, Guarda Civil e Defesa Civil Municipal), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/12ª Subseção), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Instituto Federal Fluminense (IFF), Esporte Clube Grussaí, Associação de Kitesurf do Norte Fluminense (AKNF), empresa União Norte, Associação de Moradores do Açu, Projeto Sementes de Amor e Surfe Açu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *