Método de limpeza automotiva do Grupo Águas do Brasil recebe Prêmio Firjan de Sustentabilidade, na categoria “Água e Efluentes”
A concessionária Águas do Paraíba, uma empresa do Grupo Águas do Brasil, foi premiada na categoria “Água e Efluentes” do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024, em reconhecimento ao seu projeto Gestão Sustentável de Frotas. Este projeto se destaca pela integração de sistemas como Telemetria e Gestão de Abastecimento, que promovem eficiência operacional e sustentabilidade. Em 2023, a iniciativa promoveu redução do consumo de água em significativos 201.750 litros.
A gestão sustentável implementou um método ecológico para a limpeza automotiva, utilizando apenas 400 ml de água por veículo, o que representa uma economia mensal de 18 mil litros. Na lavagem convencional, são gastos cerca de 250 litros por veículo. Além disso, houve uma eliminação total do uso de produtos químicos utilizados, preservando ainda mais o meio ambiente. Os resultados foram notáveis: as inspeções aumentaram em 78% e a autonomia da frota melhorou em 3%, contribuindo para a diminuição da poluição e uma redução de 18% no índice de acidentes.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo práticas que visam à saúde, segurança e preservação ambiental. Além da concessionária Águas do Paraíba, outra empresa do Grupo Águas do Brasil, a concessionária Águas do Imperador também foi reconhecida com menção honrosa pelo projeto “Compostar é dar vida”.
O projeto visa transformar o lodo de esgoto em um consumo agrícola, fomentando a economia circular e o reaproveitamento de rejeitos, que seriam dispensados de forma convencional em aterros sanitários. Desde o início da implementação em janeiro de 2022, cerca de 2.000 toneladas de lodo foram destinadas à compostagem, beneficiando não apenas a agricultura, mas também projetos sociais como o “Hortas Cariocas”, que promove a segurança alimentar em comunidades vulneráveis.
A cidade de Niterói foi premiada na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, com o projeto “Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré”. Na primeira fase do projeto, foram promovidas melhorias no sistema de esgoto das comunidades ao redor, controlando a carga poluente no rio. Cerca de 200 residências passaram a ter esgoto tratado por meio do programa Ligado na Rede, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) com a concessionária Águas de Niterói.
“Estas ações reforçam o compromisso do Grupo Águas do Brasil com a sustentabilidade nas suas operações. Há 25 anos, nos dedicamos a contribuir com a universalização do saneamento básico, melhorando a qualidade de vida e contribuindo com a saúde das pessoas, mas, acima de tudo, buscamos um desenvolvimento sustentável e responsável das cidades onde atuamos. Estamos honrados com estes reconhecimentos porque o Prêmio Firjan inspira e incentiva outras empresas a adotarem práticas que conciliam atividades produtivas com a proteção ambiental e responsabilidade social”, afirma a gerente de ASG, Lívia Soalheiro.
Ascom*