Matrículas abertas para a EJA de Barra do Itabapoana até esta sexta-feira (17)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal (E.M.) Décio Machado, em Barra do Itabapoana. São 60 vagas disponíveis para as fases VIII e IX e o prazo vai até esta sexta-feira (17).

O responsável legal ou aluno maior de 18 anos deve levar toda a documentação exigida (confira a relação no final da matéria). “Os interessados precisam ter 15 anos ou mais e devem se inscrever na própria unidade de ensino, no período das 8h às 16h. As aulas acontecerão de forma remota (online), todos os dias da semana, por meio de apostilas e orientação dos professores nos grupos de WhatsApp”, revelou o secretário da pasta, Robson Santana, acrescentando que as vagas também são destinadas às localidades vizinhas de Barra.

A coordenadora da EJA na SMEC, Amanda Passalini, explicou que as fases VIII e IX correspondem às etapas finais do Ensino Fundamental II. “O aluno irá concluir o segundo ciclo do Ensino Fundamental, com a possibilidade de verticalização do ensino, uma vez que já estarão frequentando o espaço de uma escola do Estado, que oferta o Ensino Médio. Em Barra do Itabapoana estamos ocupando o espaço físico da Escola Estadual Ana Nunes, por meio de uma parceria de compartilhamento com a Secretaria de Estado de Educação”.

Amanda Passalini ressaltou que a “EJA é de grande importância para os munícipes, pois desenvolve no aluno novas habilidades, forma cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade”.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos parabenizou a SMEC pelos investimentos. “Estamos avançando na educação de jovens e adultos. Além de Barra, a EJA está presente em SFI também na localidade de Volta Redonda, na E.M. Macarino Rosa de Moraes, e no Centro da cidade, na Escola Modelo (E.M. Herval Luiz dos Santos Batista). Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a oportunidade de aprendizado para os moradores do município”.

Documentação necessária para a matrícula na EJA
certidão de nascimento ou de casamento;
original e cópia do RG;
original e cópia do CPF;
1 (uma) foto 3×4 recente;
cópia do comprovante de residência;
declaração de escolaridade;
histórico escolar;
comprovante do grupo sanguíneo;
original e cópia do CPF do responsável legal.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *