Máscaras serão obrigatórias a partir desta quinta no Rio, Duque de Caxias e Niterói

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou nesta quarta-feira (22) um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção no município durante a pandemia da Covid-19. Niterói e Rio de Janeiro também já decretaram uso obrigatório de máscaras pela população em vigor a partir desta quinta-feira (23).

O texto do documento divulgado pela prefeitura de Caxias não fala em multa, mas determina a utilização do equipamento facial para as pessoas que estiverem nas ruas durante o período de isolamento social. Também nesta quarta-feira (22) o prefeito da cidade, Washington Reis, recebeu alta após 13 dias de internação por coronavírus.

A prefeitura determina que as máscaras também devem ser utilizadas em estabelecimentos com o funcionamento autorizado e, principalmente, em meios de transporte público ou privado de passageiros.

Máscaras obrigatórias no Rio

No município do Rio de Janeiro o uso obrigatório das máscaras de proteção começará a valer a partir da próxima quinta-feira (23).

Na capital do estado, o decreto da prefeitura estabeleceu uma multa para quem não cumprir a norma. Segundo as autoridades, o objetivo não seria multar “pessoas físicas”, mas sim estabelecimentos considerados essenciais e que estejam autorizados a permanecerem abertos durante a crise.

Não foi estabelecido um valor para a multa, porque a aplicação ainda depende de uma resolução conjunta que deverá ser publicada pelas secretarias municipais de Saúde, de Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Niterói obriga utilização

A Prefeitura de Niterói também anunciou que a utilização de máscaras será obrigatória para quem frequenta as ruas da cidade. Assim como na capital, a determinação também começa a valer a partir desta quinta.

Além disso, será prorrogado o período de isolamento social na cidade até 30 de abril. As novas medidas foram anunciadas pelo prefeito Rodrigo Neves em suas redes sociais.

A cidade da Região Metropolitana do Rio também está realizando a distribuição de 1 milhão de máscaras para os moradores.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *